Seminário de boas práticas museológicas celebra 45 anos do Museu da Comunicação

Seminário de boas práticas museológicas celebra 45 anos do Museu da Comunicação

"Os Museus por Dentro: Fomento e Boas Práticas na Gestão Museológica” acontece nos dias 18 e 19 de setembro

Correio do Povo

"Os Museus por Dentro: Fomento e Boas Práticas na Gestão Museológica” acontece nos dias 18 e 19 de setembro

publicidade

Marcando as festividades de 45 anos de criação do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Musecom), a Instituição apresenta uma série de atividades durante o mês de setembro. As ações terão como base o seminário “Os Museus por Dentro: Fomento e Boas Práticas na Gestão Museológica”, que acontece dias 18 e 19 de setembro, a partir das 14h, na sede da Instituição (rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico). Na ocasião, serão apresentados o inédito Plano Museológico da instituição, um selo comemorativo e uma campanha financiamento coletivo visando a promoção do museu e melhorias físicas da Instituição.

O Plano Museológico é a linha de condução de uma instituição, e se tornou uma obrigação a partir da Lei Fedral 11.904, que instituiu o Estatuto de Museus. No documento estarão os programas e projetos do Musecom para os próximos anos. No momento do lançamento também será apresentada uma homenagem a Sérgio Dillenburg, jornalista cuja moção deu origem ao museu. Entre a iniciativas imediatas, está a requalificação dos espaços de pesquisa e para cursos, assim como a produção de um catálogo marcando os 45 anos da instituição.

A campanha promocional que será apresentada tem como objetivo reforçar a importância do Musecom para a comunidade em geral, mas especialmente os pesquisadores e frequentadores do espaço. Além de difundir o nome e as funções da instituição, a campanha também tem como meta a viabilidade de um financiamento coletivo para melhorias e atividades programadas.

O Seminário “Os Museus por Dentro: Fomento e Boas Práticas na Gestão Museológica” integra a “13ª Primavera dos Museus”, evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que neste ano tem como tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”. O objetivo é estimular o debate e inspirar as instituições a criarem uma programação relacionada, sendo 2019 um ano de fortalecimento da relação público/museu a partir da ótica da preservação enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o seu bem cultural. Nos dois dias serão realizados debates sobre temas atuais, com profissionais da área, buscando uma troca de experiências na condução de museus. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pelo e-mail: agendamento-museucom@sedac.rs.gov.br ou na hora, de acordo com a disponibilidade de vagas. Haverá emissão de certificados. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895