Seminário em Porto Alegre debate influência do patrimônio histórico no turismo

Seminário em Porto Alegre debate influência do patrimônio histórico no turismo

Evento começa hoje, às 17h30min, e inscrições devem ser feitas no site do Iphan

Correio do Povo

Seminário sobre patrimônio histórico segue até o dia 25 na Capital

publicidade

Começa hoje, 17h30min, em Porto Alegre, o Seminário Internacional sobre Potencial Econômico do Patrimônio em sua Dimensão Turística e o 6° Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial. O evento será no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Mal. Deodoro, 101). Debatendo os usos do patrimônio cultural como vetor de desenvolvimento do turismo no Brasil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio (OCBPM) promovem o evento, que tem apoio da Secretaria da Cultura (Sedac). O credenciamento para participar da iniciativa começa às 16h30min, mas as inscrições devem ser feitas antes no site do Iphan.

No debate, que segue até sexta-feira, especialistas nacionais e estrangeiros vão demonstrar como arquitetura, religião, artes, tradições e bens históricos compõem o chamado Turismo Cultural e podem ser um meio de fomento à sustentabilidade econômica e social. Os eventos fazem parte da campanha Patrimônio Cultural: Turismo Cultural como Ativo para o Desenvolvimento das Cidades Históricas. Em 2019, a campanha é voltada à região Sul do Brasil.

No roteiro dos eventos, bens culturais, como imóveis que fazem parte da Rota Nacional da Imigração e conjuntos urbanos de cidades como Antonina (PR) e Pelotas (RS) poderão ser caminhos a firmar a cultura brasileira como incremento ao turismo e, também, à preservação do Patrimônio Cultural. 

Incentivo

Desde o início do ano, o Governo Federal realiza ações para ampliar noções sobre o turismo no país, dentre as quais a Política Nacional de Gestão Turística dos Sítios Patrimônio Mundial, que cria diretrizes para turismo sustentável nos 22 sítios brasileiros reconhecidos pela Unesco, como o Parque Nacional do Iguaçu (PR) e as Ruínas de São Miguel das Missões (RS).

Constam da programação painéis Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento e Patrimônio, Turismo e Comunidades, que construirão conceitos sobre infraestrutura, desenvolvimento regional e territorial, além de tópicos de inovação, economia criativa e meio ambiente. O programa inclui o lançamento hoje, 20h30min, na Assembleia, dos números 39 e 40 da Revista do Patrimônio, e a abertura, amanhã, 19h30min, da exposição itinerante “7 Povos – Retratos de um Território”, no Memorial do RS (Sete de Setembro, 1020), com fotos, filmes, mapas e documentos sobre a história das missões jesuítico-guaranis na Região Sul.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895