Seminário online debate teatro de animação neste sábado

Seminário online debate teatro de animação neste sábado

Nomes importantes do setor irão discutir “O lugar do feminino no Teatro de Bonecos”, em evento que integra o 1º Encontro das Mulheres Bonequeiras do RS

Correio do Povo

Programação inicia às 15h e prevê cinco paineis, com encerramento às 20h, com o espetáculo “Habita-me”, de Carolina Garcia. O encontro acontece em espaço artístico no Morro Reuter e terá a participação das convidadas à distância.

publicidade

Artistas premiadas no Brasil e no exterior do Teatro de Animação estarão participando neste sábado, 28 de agosto, do seminário do 1º Encontro das Mulheres Bonequeiras do Rio Grande do Sul. As artistas convidadas são Catarina Calungueira (RN), Fabiana Lazzari (SC), Verônica Gerchman (SP) e a brasileira radicada no Canadá, Nina Vogel. Representantes dos oito grupos participantes do encontro também estarão presentes no evento, que tem transmissão em formato live pelo YouTube, com o tema “O lugar do feminino no Teatro de Bonecos”.

Serão cinco painéis, a partir das 15h. As atividades se encerram com a apresentação do espetáculo “Habita-me”, de Carolina Garcia, também com transmissão ao vivo, às 20h. A atividade estará centralizada no Vale do Arvoredo – Espaço de Residência Artística, em Morro Reuter (RS), e terá a participação das convidadas à distância.
A programação inclui, ainda, a Oficina de Bonecos para Professores, que ocorrerá de segunda a quarta (30/8 A 1º/9), em formato híbrido, com Luciane Vilanova, idealizadora do encontro. Os participantes receberão capacitação sobre a linguagem do teatro de animação e do teatro de bonecos, e irão criar e manipular pelo menos um boneco, que será confeccionado durante a oficina. Informações via whats 51 99709-3637.

O 1º Encontro das Mulheres Bonequeiras do RS tem como proposta identificar artistas, discutir e capacitar sobre o Teatro de Animação. O tema de gênero é abordado por conta do domínio masculino histórico no segmento. “Nosso foco é dar protagonismo às mulheres que atuam na área, promovendo um evento de mulheres, com mulheres e, democraticamente, aberto a toda sociedade, sem distinção de etnia, classe social, religião ou gênero”, ressalta Luciane. Desde terça-feira, apresentações em escolas públicas de Dois Irmãos também fazem parte da programação do Encontro, com a presença dos grupos A Turma do Dionísio (Santo Ângelo), Bonecos da Montanha (Gramado), Cia Teatro Lumbra (Dois Irmãos), Coletivo Caixa de Pandora (Porto Alegre), De Pernas Pro Ar (Canoas), Pregando Peça (Santa Maria), IN Coletivo Cênico (Porto Alegre) e Titeretoscópio Cineteatro de Bonecos (Porto Alegre).

Mais informações podem ser acessadas em www.facebook.com/mulheresbonqueirasdors  e www.instagram.com/mulheres_bonequeiras_do_rs/.

 Programção
 - A agenda do feminino e sua importância no teatro de animação brasileiro e no cenário mundial - Com a marionetista, cantora lírica, atriz e diretora,Nina Vogel, que possui 36 anos de formação artística. 
- Rede de bonequeiras brasileiras - Com a artista visual, brincante de calungas, educadora popular, graduada em pedagogia e especialista em arte-educação Catarina Calungueira, que idealizou a Rede de Bonequeiras do RN, que resultou no movimento da Rede de Bonequeiras Brasileiras. E também Verônica Gerchman, membro da comissão de comunicação da Rede Bonequeiras Brasileiras e co-fundadora da CIA. TRUKS (São Paulo), em 1990. 
- Afetos em movimento - Com a atriz, gestora e produtora cultural, sombrista, diretora, pesquisadora e arte-educadora.Fabiana Lazzari, que fundou a Entreaberta Cia Teatral. E a psicóloga, arteterapeuta e produtora cultural Fabiana Bigarella, atuante no desenvolvimento de formas criativas de associar os processos de autoconhecimento e expressividade à dramaturgia do teatro de sombras. . 
- A importância dos festivais internacionais de Canela para o fortalecimento da arte bonequeira no RS - Com Beth Bado, que com o bonequeiro Nelson Haas, criou o grupo Bonecos da Montanha e coordenou, de 2005 a 2012, o Ponto de Cultura Bonecos Canela. 
- Bonecos no cinema - Com a diretora, diretora de arte, cenógrafa, figurinista e bonequeira Maíra Coelho, que direciona sua pesquisa na área de formação para a construção da imagem e do movimento e pela interdisciplinaridade de linguagens através do teatro, do teatro de bonecos, da dança, do cinema e da animação.

 
 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895