Sergio Camargo ganha mostra na Fundação Iberê Camargo

Sergio Camargo ganha mostra na Fundação Iberê Camargo

Luz e Matéria reúne a produção de um dos maiores nomes das artes brasileiras do século XX

Correio do Povo

Trabalhos em grandes e pequenas dimensões trazem uma síntese das experiências de Camargo na arte

publicidade

A exposição “Luz e Matéria”, de Sergio Camargo será inaugurada nesta quinta-feira, às 19h, na Fundação Iberê Camargo (Padre Cacique, 2000). A visitação poderá ser feita até 12 de junho, de terças a domingos, das 12h às 19h. A entrada é franca.

A exposição é um novo recorte da versão exibida no Itaú Cultural em São Paulo, entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, e Porto Alegre é a primeira cidade a recebê-la, após seu encerramento na capital paulista. Na Fundação, a exposição ocupa dois andares com trabalhos de grande formato e em menor dimensão Sergio Camargo; torres e relevos em formas que jogam com a luz e a sombra, esculpidos em mármore carrara branco ou negro belga, datadas entre as décadas de 1960 e 1980. O conjunto faz uma síntese das sucessivas experiências de Sergio Camargo (1930-1990).

Sergio Camargo nasceu em 1930 no Rio de Janeiro. Aos 16 anos, iniciou seus estudos na Academia Altamira, em Buenos Aires, na Argentina. Em 1948, viajou à Europa, para estudar com Gaston Bachelard (1884-1962), que, entre outros temas, se dedicou à filosofia da ciência e à análise das bases subjetivas da criação poética. Também estudou com estudou Merleau-Ponty, e, após o contato com a obra do pintor Wassily Kandinsky (1866-1944), decidiu trabalhar com os recursos do abstracionismo. A década de 1950 foi pontuada pela experimentação nesse estilo, com um retorno ao figurativismo, sob a influência de Henri Laurens.

Testou novos métodos de criação na década de 1960, nos quais o acaso ganhou papel relevante e em que estão presentes o gesso, a areia e o tecido. Nos anos 1980, fez a série Ovos, e participou de várias exposições individuais e coletivas. Morreu em 1990. Mais de 40 acervos e coleções públicas conservam obras do artista.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895