Shakira e Carlos Vives são acusados de plágio no hit "La Bicicleta"
capa

Shakira e Carlos Vives são acusados de plágio no hit "La Bicicleta"

Cantor cubano Livam diz que dupla colombiana copiou trecho de música sua de 1997

Por
Correio do Povo

Canção da dupla foi aclamada com dois Grammys Latinos

publicidade

 Os cantores colombianos Shakira e Carlos Vives foram acusados de copiar parte de sua premiada música "La Bicicleta" de uma canção escrita há exatos 20 anos por um artista cubano, de acordo com uma queixa apresentada nesta sexta-feira. La Bicicleta, uma fusão cativante de reggaeton, cumbia e vallenato, ganhou dois Grammys Latinos no ano passado - melhor música e melhor disco. Mas, segundo o processo apresentado a um tribunal comercial em Madrid em nome de Liván Rafael Castellanos - conhecido como Livam - houve plágio em de sua canção "Yo Te Quiero Tanto".

O editor de música MDRB, que apresentou a denúncia em favor de Livam, afirma que há semelhanças entre a melodia e as letras de sua música e as de "La Bicicleta". O refrão da canção do cubano é "yo te quiero, yo te quiero tanto", enquanto Shakira e Vives cantam "que te sueño y que te quiero tanto". Um porta-voz do tribunal disse à Agence France-Presse que a denúncia era contra Vives e Shakira - que vive na Espanha -, além do produtor Andres Castro e da Sony Music. Os porta-vozes de Shakira se recusaram a comentar quando contactados pela AFP.

"Não tenho nada contra Shakira, Vives ou qualquer outra pessoa", disse Livam."É a lei que precisa decidir se mudar a chave de uma música é suficiente para torná-la diferente." Ele, que trabalha em Madri como compositor e produtor, disse que sua filha de três anos identificou a melodia de seu pai em La Bicicleta quando a família ouviu o hit em um rádio durante um feriado de praia no verão passado.

Um representante legal da Sony ATV Music Publishing na Espanha, que representa Shakira ,disse que a empresa não poderia comentar, pois não havia recebido notificação do processo. A SGAE, a principal sociedade que administra os direitos de autores e editores no país europeu disse que suspendeu os direitos da canção seguindo o procedimento usual da associação quando dois dos seus membros apresentaram uma queixa.

Esta não é a primeira vez que Shakira enfrenta alegações de plágio. Em 2012, o cantor e compositor dominicano Ramón Arias Vásquez - conhecido como Arias - acusou a superestrela colombiana de copiar uma de suas composições em seu sucesso de 2010, "Loca". Embora um juiz norte-americano tenha determinado inicialmente que a música de Shakira foi indiretamente copiada da canção de Arias, ele descartou o caso de violação de direitos autorais alegando que Arias havia mentido para o tribunal e que a fita cassete em que ele baseou suas alegações era falsa. 

Assista aos clipes de "La Bicicleta" e "Yo Te Quiero Tanto":