“Star Wars - A Ascensão Skywalker” é a grande estreia desta quinta-feira
capa

“Star Wars - A Ascensão Skywalker” é a grande estreia desta quinta-feira

“Playmobil - O Filme" e "Carta Registrada" também estão entre as produções que entram em cartaz hoje

Por
Correio do Povo

"Star Wars - A Ascensão Skywalker" é o nono filme da saga iniciada por George Lucas em 1977

publicidade

Os lançamentos nas salas de cinema trazem sagas e fantasias, seja em galáxias muito distantes, seja em dramas terrenos mesmo. O grande lançamento do dia é “Star Wars - A Ascensão Skywalker”, dirigido por J. J. Abrams (EUA), que completa a mais recente trilogia Star Wars. No total, este é o nono filme da saga iniciada por George Lucas em 1977.

O filme se passa um ano depois do oitavo episódio e tem duração de 141 minutos, um pouco mais curto que o anterior. A guerreira Rey (Daisy Ridley) é a protagonista, que luta pela Resistência ao lado de aliados, como os personagens Finn (John Boyega) e Poe (Oscar Isaac). Ela tem de enfrentar o vilão, Kylo (Adam Driver), representante do lado sombrio da Força.

J. J. Abrams é o único cineasta, além de George Lucas, a dirigir mais de um filme da franquia. Depois de comandar “O Despertar da Força” em 2015, que bateu recordes de bilheteria, ele foi chamado de volta para este último título. O diretor Colin Trevorrow chegou a começar na produção do nono filme, mas por diferenças criativas foi desligado pela Lucasfilm. Abrams assumiu o posto e teve vários desafios, entre eles lidar com a morte da atriz Carrie Fisher, que interpretava Leia. Ela aparece no novo filme graças ao uso de material descartado do filme VII. 

Aventura de volta para casa

“Playmobil - O Filme”, de Lino DiSalvo, é uma atração para as crianças. Quando seu irmão mais novo, Charlie, inesperadamente desaparece no universo animado de Playmobil, Marla embarca na maior aventura de sua vida para trazê-lo de volta para casa. Nesta jornada por diferentes mundos, Marla encontra amigos corajosos e inesperados: um caminhoneiro, um agente secreto, um robô rebelde e uma fada extravagante. Uma curiosidade é que a trilha musical do longa é assinada pelo compositor brasileiro Heitor Pereira.

Com base histórica, um filme resgata os primórdios da revolução gerada com a descoberta da energia elétrica. Com Benedict Cumberbatch no papel de Thomas Edison e Michael Shannon como George Westinghouse, “A Batalha das Correntes” conta a história da disputa acirrada entre os maiores inventores da era industrial para determinar qual sistema elétrico alimentaria o novo século. Dirigido por Alfonso Gomez-Rejon e com produção executiva de Martin Scorsese, o filme conta ainda com Nicholas Hoult e Tom Holland no elenco.

Palestina e Egito

Primeiro longa-metragem do cineasta e roteirista Hisham Saqr, que foi destaque na Seleção Oficial do Festival Internacional de Toronto 2019, “Carta Registrada”, por sua vez, se passa no Egito. Na cidade do Cairo, Hala vive uma crise. Ela recém ganhou um bebê, e o seu marido vai preso por questões burocráticas. Certo dia, ela encontra uma carta misteriosa. Quando aberta, oferece a ela uma nova perspectiva sobre seus pensamentos fora de controle. 

Um documentário também integra a lista de estreias. “Liberdade é uma grande Palavra” acompanha Muhammad, um palestino que passou 13 anos na Prisão de Guantánamo. Ao ser solto, lhe é concedido asilo no Uruguai, pois não podia voltar ao seu país. O diretor Guillermo Rocamora acompanha Muhammad nos dois anos seguintes, em que ele tenta se reabilitar à vida fora da prisão em um país cuja cultura lhe é muito diversa.