Sue Lyon, atriz de "Lolita", morre aos 73 anos

Sue Lyon, atriz de "Lolita", morre aos 73 anos

Americana ficou conhecida no clássico de Stanley Kubrick 

Correio do Povo e AFP

Sue Lyon tinha 14 anos quanto protagonizou "Lolita", de Stanley Kubrick

publicidade

Sue Lyon, atriz que protagonizou "Lolita, de Stanley Kubrick, morreu nessa quinta-feira, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Segundo o site New York Times, o motivo da morte teria sido causa natural. Um amigo da atriz norte-americana declarou que a sua saúde já estava se deteriorando. Sue Lyon tinha 73 anos e deixa uma filha. 

Sue Lyon ganhou destaque na sua carreira após protagonizar "Lolita", em 1962. O filme foi baseado na obra de Vladimir Nabokov, que narra a história de um homem de meia idade que se apaixona por uma menina de 12 anos.  A atriz ganhou um Globo de Ouro por esse trabalho. 

Stanley Kubrick escalou a atriz, que na época tinha 14 anos, para viver a personagem no filme após tê-la visto no programa "The Loretta Young Show." Para evitar um escândalo, o diretor queria que sua atriz fosse mais velha que a personagem do livro.

Para escapar da censura, Kubrick mitigou voluntariamente os aspectos mais provocativos do romance, que narra uma relação pedófila entre uma adolescente e um homem adulto que se torna seu padrasto. Como detalhou o New York Times, Nabokov descreveu Sue Lyon como a "ninfa perfeita" para interpretar Lolita, antes de declarar mais tarde que gostaria de ver a atriz francesa Catherine Demongeot nesse papel. 

Depois de "Lolita", ela apareceu em "A Noite da Iguana" (1964), "Tony Rome" (1967), "Evel Knievel" (1971) e outros filmes, além de uma variedade de programas de TV. O último trabalho de Lyon foi o filme de terror "Alligator - O Jacaré Gigante", de 1980. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895