Sue Lyon, atriz de "Lolita", morre aos 73 anos
capa

Sue Lyon, atriz de "Lolita", morre aos 73 anos

Americana ficou conhecida no clássico de Stanley Kubrick

Por
Correio do Povo e AFP

Sue Lyon tinha 14 anos quanto protagonizou "Lolita", de Stanley Kubrick

publicidade

Sue Lyon, atriz que protagonizou "Lolita, de Stanley Kubrick, morreu nessa quinta-feira, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Segundo o site New York Times, o motivo da morte teria sido causa natural. Um amigo da atriz norte-americana declarou que a sua saúde já estava se deteriorando. Sue Lyon tinha 73 anos e deixa uma filha. 

Sue Lyon ganhou destaque na sua carreira após protagonizar "Lolita", em 1962. O filme foi baseado na obra de Vladimir Nabokov, que narra a história de um homem de meia idade que se apaixona por uma menina de 12 anos.  A atriz ganhou um Globo de Ouro por esse trabalho. 

Stanley Kubrick escalou a atriz, que na época tinha 14 anos, para viver a personagem no filme após tê-la visto no programa "The Loretta Young Show." Para evitar um escândalo, o diretor queria que sua atriz fosse mais velha que a personagem do livro.

Para escapar da censura, Kubrick mitigou voluntariamente os aspectos mais provocativos do romance, que narra uma relação pedófila entre uma adolescente e um homem adulto que se torna seu padrasto. Como detalhou o New York Times, Nabokov descreveu Sue Lyon como a "ninfa perfeita" para interpretar Lolita, antes de declarar mais tarde que gostaria de ver a atriz francesa Catherine Demongeot nesse papel. 

Depois de "Lolita", ela apareceu em "A Noite da Iguana" (1964), "Tony Rome" (1967), "Evel Knievel" (1971) e outros filmes, além de uma variedade de programas de TV. O último trabalho de Lyon foi o filme de terror "Alligator - O Jacaré Gigante", de 1980.