Terror psicológico de "O Farol" entra em cartaz nesta quinta

Terror psicológico de "O Farol" entra em cartaz nesta quinta

Filme de Robert Eggers é um dos lançamentos da primeira semana do ano

Correio do Povo

Os atores Willem Dafoe e Robert Pattison contracenam no longa

publicidade

Entra em cartaz, nesta quinta-feira, nos cinemas brasileiros, “O Farol”, filme produzido pela RT Features, com direção de Robert Eggers, que assina o roteiro, junto com Max Eggers. A produção revela um terror psicológico, em que dois homens são responsáveis por vigiar um farol marítimo numa remota e misteriosa ilha da Inglaterra, nos anos 1890.

Isolados de qualquer civilização, tendo apenas contato um com o outro durante longos períodos, eles começam a compartilhar suas angústias, medos, anseios e paixões.

Willem Dafoe e Robert Pattinson dividem o protagonismo da produção, que teve sua estreia mundial na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2019, onde levou o prêmio de Melhor Filme da Fipresci – Federação Internacional de Críticos de Cinema, e foi exibido em concorridas sessões durante a 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. 

A narrativa se passa no final do século XIX, quando um novo zelador chega a uma remota ilha para ajudar o faroleiro. A convivência entre os dois homens é tensionada pelo isolamento. Entre tempestades e goles de querosene, o novato tenta descobrir os mistérios que existem nas histórias de pescador de seu chefe.

O conto náutico de Robert Eggers, aclamado diretor de “A Bruxa”, sobre loucura e medo, foi elogiado pelo Guardian: “pouquíssimos filmes conseguem deixar você assustado e excitado ao mesmo tempo”. Já o Hollywood Reporter afirmou que “Eggers confirma sua reputação como um mestre do New England Gothic nesse segundo longa claustrofóbico”. 

Arrancando elogios do público e da crítica especializada, recebeu cinco indicações ao Film Independent Spirit Awards, cuja cerimônia será realizada no dia 8 de fevereiro. São elas: Diretor, Ator (Pattinson), Ator Coadjuvante (Dafoe), Fotografia e Montagem.

“O Farol”, que foi também aplaudido na recente edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, tem o toque do produtor brasileiro Rodrigo Teixeira, responsável por outras obras que já impactaram o mundo do cinema. A produtora de Teixeira teve três filmes selecionados para a edição 2019 do Festival de Cannes, ocorrida em maio.

Além de “O Farol”, a produtora colocou na mostra Um Certo Olhar outros dois filmes: “Port Authority”, da diretora Danielle Lessovitz, e “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, com Fernanda Montenegro e Carol Duarte e dirigido por Karim Aïnouz. Este último, ganhador de diversos prêmios em festivais do Brasil e no exterior, foi o filme brasileiro que tentou uma vaga na lista de produções estrangeiras do Oscar 2020.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895