Uma Noite para visitar Museus e apreciar artes em Porto Alegre

Uma Noite para visitar Museus e apreciar artes em Porto Alegre

Noite dos Museus chega à 6ª edição neste sábado, das 19h à 1h, com cerca de 100 atrações artísticas em mais de 20 espaços da Capital

Luiz Gonzaga Lopes

Casa de Cultura Mario Quintana será um dos 20 espaços culturais participantes da 6ª Noite dos Museus

publicidade

Evento que estreou em Porto Alegre em 2016, a Noite dos Museus chega a sua sexta edição neste sábado, das 19h à 1h, com cerca de cem atrações artísticas gratuitas. Será possível conferir as exposições e os acervos dos mais de 20 espaços culturais participantes, abertos à visitação com entrada franca, além de dezenas de apresentações gratuitas de música, cinema, performance, artes visuais e literatura. Para dar conta do público, que chegou a mais de 105 mil pessoas na última edição presencial em 2019, a organização ampliará o espaço de circulação ao ar livre, instalando dois palcos externos no Centro Histórico: um na Praça da Alfândega e outro em frente ao Museu da Brigada Militar. Algumas das ruas serão fechadas para o trânsito de carros, priorizando o acesso de pedestres. 

Entre os espaços culturais deste ano há seis novos: Instituto Ling, Multiverso Experience (Cais Embarcadero), Museu Militar do Comando Militar do Sul e Palácio Piratini; além de duas instituições que receberão exposições especiais para a noite: Galeria do DMAE, com mostra inédita do Goethe-Institut, e Fábrica do Futuro, com nova exibição do Museu de Arte Contemporânea do RS. Completam a lista a Casa de Cultura Mario Quintana, CHC Santa Casa, a Cinemateca Capitólio, Espaço Força e Luz, Farol Santander, Memorial do RS, Museu da Brigada Militar, Museu da Comunicação, Museu da Ufrgs, Margs, Museu Joaquim Felizardo, Museu Julio de Castilhos, Pinacotecas Aldo Locatelli e Ruben Berta e Planetário da Ufrgs.

Pela primeira vez, o evento receberá uma atração internacional. Acompanhada por banda, a cantora e compositora argentina Barbarita Palacios apresenta o novo disco “Criolla”, em palco na Praça da Alfândega. Um dos grandes momentos da noite será a abertura. Duas formações musicais sairão de diferentes centros culturais às 19h, em cortejo até a Praça da Alfândega: o bloco infantil Areal do Futuro, formado por cerca de 70 crianças e jovens do Quilombo do Areal, partirá da Casa de Cultura Mario Quintana e Candombe Porto Alegre sairá do Paço Municipal. “Estes cortejos se encontram na Praça da Alfândega e logo após teremos o encontro inédito com as 50 Tons de Pretas e As Tubas, com a representação feminina, negra, numa tentativa de abarcar e contemplar as diversas vozes e correntes artísticas”, revela o integrante do Conselho Artístico da Noite dos Museus, Roger Lerina.

Lerina destaca também o grande número de artistas do jazz, da música instrumental e do rock. “Da música instrumental temos nomes experientes como os guitarristas Pedro Tagliani e Marcelo Corsetti, mas também o jovem saxofonista Cleômenes Junior e da Lucas Brum Big Band, além da volta de nomes como Tom Bloch, Júlio Reny e o Sextexto Blazz”, afirma. Mais detalhes sobre a Noite dos Museus estão no site do evento noitedosmuseus.com.br e no mapa abaixo com a geolocalização dos 20 espaços culturais participantes e a programação completa. 

 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895