Uma semana para lá de musical

Uma semana para lá de musical

Agenda tem shows de Jordana Henriques, Dona Conceição, Luciano Leães Trio e um novo disco de Rafa Carvalho

Jordana Henriques inicia 2022 com a estreia de novo trabalho nesta quarta-feira, às 21h, no seu canal no YouTube

publicidade

A cantora e compositora Jordana Henriques inicia 2022 com a estreia de novo trabalho nesta quarta-feira, às 21h, no seu canal no YouTube. Ela faz a fusão de seus dois primeiros discos, “Aquário” (2018) e “Transparência” (2020),  no show “Transmutação”, que se traduz em uma proposta vibrante. “Transmutação” foi gravado em novembro de 2021 no estúdio da Pedra Redonda em Porto Alegre. A artista canta suas próprias composições, toca violão e está acompanhada de Ivan Bass (baixo elétrico) e João Bauken (bateria). 

Jordana, natural de Caçapava do Sul, é formada em violão básico. Antes de chegar a Porto Alegre, morou por seis anos em Santa Maria, onde cursou faculdade de Licenciatura em Teatro e formou sua primeira banda autoral, a Pegada Torta.  Na Capital, saiu espalhando o primeiro disco, “Aquário” (2018), pelo circuito dos bares e aos poucos começou a criar vínculos com as pessoas da música. Tocou com os artistas, como Bel Medula.  

Dentro da programação do Porto Verão Alegre, Dona Conceição faz show hoje do seu álbum “Amor e Água”, na Casa de Espetáculos (Rua Visconde do Rio Branco, 691), às 20h. Com a estética da música negra aliada a timbres da contemporaneidade, o artista gaúcho mostra também releituras de outros artistas negros do cenário nacional. O seu disco foi lançado em 2020 pelo projeto Tem Preto no Sul, financiado pelo Natura Musical. Ingressos no site do PVA.

Na quinta-feira, a atração do PVA, é Luciano Leães Trio, composto por Leães (piano), Ronie Martinez (bateria) e Edu Meirelles (baixo). Serão tocados repertório autoral do primeiro disco “The Power of Love” e singles lançados nos últimos anos. Leães também adianta canções que estarão em seu próximo álbum, “Live at pianistico”,  gravado ao vivo no Festival Internacional de Piano de Joinville.

O primeiro álbum de Rafa Carvalho, “Do Mar”, um tratado poético polirrítmico sobre as águas e as pessoas, chega às plataformas de música. O projeto conflui sete anos de um processo envolvendo uma pesquisa de culturas e musicalidades praianas, visitando comunidades costeiras e ribeirinhas de Brasil, Cuba e Angola. Um disco politicamente latino-americano, diaspórico, tropical e do hemisfério sul. 

As 14 faixas são de autoria de Rafa, que no disco canta, bate tambor e assume a produção musical. Junto estão Cris Monteiro (percussão), Luiz Spiga (guitarra) e Ronaldo Saggiorato (contrabaixo). Chicão (teclados), Túlio Crepaldi (beat maker) e Rodrigo Campos (cavaco). Cantam Juçara Marçal, Mauricio Pereira, Toinho Melodia e Izabel Padovani, além da presença Kariri-Xocó na canção “Rio e Mar”, em que seu filho Fé também participa com os batimentos do próprio coração, como também tambor. Rafa Carvalho cresceu numa erma vila de pescadores de Santa Catarina. Jovem, foi estudar numa pequena ilha dinamarquesa e morar em uma área costeira do Japão. Chegou a ser artista residente em Creta.  

 

 

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895