Versão aventureira de Zeca Gerbase é registrada em livro de fotografias

Versão aventureira de Zeca Gerbase é registrada em livro de fotografias

Lançamento será hoje, às 19h, com a família reunida em programa ao vivo, no Facebook da Editora Libretos

Correio do Povo

Barcos e aves eram os temas preferidos de José Gerbase Filho (7/11/1948 – 7/05/2021), que foi um engenheiro competente e criativo

publicidade

Será lançado hoje o livro “Zeca, o fotógrafo”, reunindo 60 fotos, em cores e preto e branco, de José Gerbase Filho, falecido em maio último, conhecido como Zeca. Com edição da Libretos, a obra tem organização de Luiz Francisco Gerbase e apresentação de Carlos Gerbase. O evento será realizado com a família do autor reunida em um programa ao vivo, na Sala Libretos, nesta terça, às 19h, na página da editora no Facebook. A estreia será no dia 3 de novembro, às 19h, na  67ª Feira do Livro de Porto Alegre, quando estarão presentes os cinco irmãos – Antônio Carlos, Maria, Luiz Francisco, Carlos, Andréa – e os dois filhos do Zeca, Juliana e Francisco, para lembrar dele d celebrar sua vida e obra.

Sua visão atmosférica, natural e urbana materializou-se nas fotos organizadas em capítulos: Zeca e a cor, as montanhas, São José dos Ausentes, Santa Catarina e Porto Alegre. O cineasta Carlos, professor e irmão de Zeca, constata as escolhas temáticas: barcos e aves. "Creio que são importantes escolhas inconscientes: barcos e aves estão sempre viajando, navegando, voando. Se a natureza de São José dos Ausentes, com seus morros milenares e árvores seculares, tem uma beleza em lenta mutação, pelo jogo diário da luz do sol e pela passagem das estações, barcos e aves movimentam-se com dinâmica rapidez, como os carros que Zeca gostava de dirigir em trilhas que exigiam tração nas quatro rodas. Nesse contraste entre uma vida ligada à natureza e uma busca paralela da velocidade e da eficiência das máquinas está, quem sabe, uma das chaves para compreender o Zeca como ser humano", observa.

E comenta, ainda, a iniciativa da família: “Esta é uma síntese incompleta do Zeca fotógrafo. Há muito negativo pra digitalizar e muitas novas paisagens pra revelar ao público. Sessenta anos de fotografia não cabem num livro só. Fica, contudo, essa homenagem de todos que conviveram com o Zeca e seu sorriso tímido, sua barba de diversos comprimentos, seus óculos elegantes, suas câmeras onipresentes, seus carros prontos para o barro, suas árvores no horizonte, seus barcos de madeira, suas aves em pleno voo, seu jeito prestativo de construir coisas e fazer favores. Foi-se o nosso irmão. Restou a saudade e a admiração pela sua trajetória como artesão, artista e amigo.”

José Gerbase Filho (7/11/1948 – 7/05/2021) era simplesmente Zeca para quase todos que o conheciam. Foi engenheiro mecânico e professor universitário na Ufrgs. As fotos deste livro são de seu lado fotógrafo aventureiro, e não do José Gerbase Filho, engenheiro competente e criativo.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895