Virada Sustentável começa nesta quinta com programação ampla e gratuita

Virada Sustentável começa nesta quinta com programação ampla e gratuita

Evento de mobilização e educação para a sustentabilidade segue até domingo em Porto Alegre

Correio do Povo

Apresentação do Bloco da Laje é um dos destaques da programação

publicidade

Maior evento de mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável movimenta Porto Alegre com ampla programação gratuita a partir desta quinta-feira. Até domingo, diversas ações colaborativas vão tratar de temas como qualidade de vida, biodiversidade, resíduos, água, cidadania, mobilidade urbana e mudanças climáticas, além de potencializar as discussões sobre a importância da economia em negócios sustentáveis e da cultura para a vida urbana. A programação completa pode ser consultada no site.

O evento ocorre em diferentes endereços da Capital, como o novo Campus de Porto Alegre da Unisinos (Dr. Nilo Peçanha, 1640) - que recebe a abertura do evento -, o StudioClio (José do Patrocínio, 698) e o Largo Glênio Peres, no Centro. Além destes espaços, haverá quatro EcoPontos - locais de encontro e mobilização durante a iniciativa: a Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736), a Associação Cultural Vila Flores (São Carlos, 759), o Parque da Redenção (João Pessoa, s/n) e o SESC Campestre (Protásio Alves, 6220).

Na Virada Sustentável 2017, a cultura é parte importante da programação. Na quinta-feira, às 18h30min, a Orquestra da ULBRA faz o concerto de abertura do evento. "As Grandes Canções dos Festivais Nativistas" terá a participação dos músicos Neto Fagundes, Shana Müller, Chico Saratt, Maurício Marques e Sérgio Rojas. A regência é de Tiago Flores e o concerto acontecerá no Largo Glênio Peres.

Ainda na quinta, outro destaque é a oficina "A História da Música nos Festivais Nativistas do Rio Grande do Sul", ministrada pelo jornalista e crítico de música Juarez Fonseca e pelo maestro Tiago Flores. A "aula magna" ocorre das 9 às 12h, acontece no StudioClio. No mesmo horário, acontece um passeio pela ZIS POA - Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre, que compreende bairros do 4º Distrito. O roteiro turístico-cultural convida os participantes a percorrerem a pé uma série de ruas, imóveis inventariados pelo patrimônio histórico e pontos de referência para os moradores, ao mesmo tempo em que poderão apreciar murais e obras dos artistas.

Na sexta, o Largo Glênio Peres recebe o show "Os Tambores da Rua", com apresentações do Turucutá e do Bloco da Laje. Duas mostras de cinema com filmes que abordam as questões da sustentabilidade acontecem na Casa de Cultura Mario Quintana: na sexta, a mostra Semente de cinema infantil reúne curtas e documentários sobre sustentabilidade para as crianças, enquanto no sábado ocorre a mostra CineAbacaxi.

Patrocinadora oficial do evento, a thyssenkrupp apresenta o projeto do colégio estadual Erich Walter Heine, a primeira escola construída de forma sustentável do continente e que está em operação desde 2011. A apresentação será realizada no sábado, a partir das 11h30min na Casa de Cultura Mario Quintana. Localizada no Rio de Janeiro, a instituição de ensino tem como base os três pilares que definem o conceito de sustentabilidade: ambiental, social e econômico. A partir de um completo conjunto de ações e projetos, o local promove a utilização de modo consciente de recursos hídricos e de toda a energia consumida, além de servir de alicerce para a inclusão social de jovens da comunidade local.

No domingo, a partir das 9h, acontece o Pedalando na Virada,  que terá dois pontos de encontro para saídas: Parque Marinha do Brasil e Fundação Iberê Camargo. A chegada será no Parque da Redenção às 11h30min, horário em que irá iniciar o concerto de enceramento da Virada com a Orquestra Unisinos Anchieta e Juntos – projeto dos consagrados músicos Antonio Villeroy, Bebeto Alves, Gelson Oliveira e Nelson Coelho de Castro.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895