Virada Sustentável lança edital para adesões de atividades em 2018

Virada Sustentável lança edital para adesões de atividades em 2018

As inscrições podem ser feitas até as 23h59min do dia 12 de janeiro de 2018

Jessica Hübler

Virada Sustentável lança edital para adesões de atividades em 2018

publicidade

O edital para adesões de atividades na 3ª edição da Virada Sustentável, de Porto Alegre, foi lançado oficialmente na tarde desta quinta-feira, no StudioClio, por dois organizadores do evento, Vitor Ortiz e Julia Caon Froeder. As inscrições podem ser feitas até as 23h59min do dia 12 de janeiro de 2018. Na edição de 2017, mais de 150 projetos foram inscritos e 77 foram selecionados pela equipe.

Cada proponente, sendo pessoa física ou jurídica, pode se inscrever individualmente ou como representante de um grupo para apresentar um ou mais projetos em três modalidades diferentes. A primeira, que trata de uma adesão independente, são para projetos que não necessitam ou de aporte financeiro ou de disponibilidade de local. Na adesão dependente, são os projetos que necessitam ou de aporte financeiro ou de disponibilidade de local. Há ainda a opção “financiado”, para projetos que necessitam de aporte financeiro e disponibilidade de local para acontecer.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site. As propostas, que devem valorizar e dar visibilidade à promoção da sustentabilidade, serão analisadas entre 15 e 31 de janeiro de 2018 e a divulgação do resultado dos selecionados deve ocorrer na primeira quinzena de fevereiro de 2018. O evento, cuja programação ainda está em definição, ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de abril, com atividades - todas gratuitas e abertas ao público - a serem realizadas simultaneamente em diferentes locais como a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque Farroupilha (Redenção), o Campus Porto Alegre da Unisinos e o Sesc Campestre.

“Acreditamos que a riqueza da Virada vem da colaboração que temos com agentes diversos da nossa cidade. A sustentabilidade é um tema muito complexo e precisamos de muita gente para virar verdade”, afirmou Julia. Segundo ela, o edital é aberto para todos, entidades públicas, privadas, indivíduos, organizações, empresas, entre outros.

Para Ortiz, a participação das pessoas dentro da programação da Virada Sustentável é a peça mais importante. “Em 2017, acabamos esperando a captação de recursos para abrir o edital e, agora, estamos fazendo diferente. Já vamos ter, no final de janeiro, o elenco mais claro”, afirmou.

As temáticas para a Virada Sustentável 2018 foram selecionadas colaborativamente em um encontro entre os organizadores e o Conselho Consultivo, composto por representantes de diversos setores da cidade. A definição foi elaborada com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Foram selecionados nove dos 17 ODS da ONU que nortearão as atividades da 3ª edição da Virada. São eles: erradicação da pobreza; redução das desigualdades; educação de qualidade; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; vida na água; água potável e saneamento; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895