Combate à corrupção: um compromisso coletivo

Combate à corrupção: um compromisso coletivo

Por José Freitas, vereador de Porto Alegre

Correio do Povo

publicidade

Como autor da lei que criou a Semana de Combate à Corrupção, na semana do dia 9 de dezembro, reafirmo minha luta por uma gestão pública transparente e ética. A corrupção drena recursos que poderiam transformar áreas como saúde, educação e infraestrutura. Por isso, acredito que sua prevenção deve ser uma prioridade compartilhada entre cidadãos e os três poderes.

Minha trajetória no Legislativo reflete esse compromisso. Uma das leis que propus impede que ruas, praças e espaços públicos recebam nomes de pessoas condenadas por corrupção. Além disso, apresentei outra legislação que proíbe incentivos fiscais a empresas envolvidas em práticas corruptas, garantindo que recursos públicos sejam destinados apenas para iniciativas que tragam benefícios reais à sociedade.

Mais recentemente, avançamos ainda mais no controle público com a sanção de uma lei que exige maior transparência na aplicação de recursos oriundos de emendas parlamentares em Porto Alegre. A partir de agora, informações como o nome do autor da emenda, valor destinado, entidade beneficiada e status de execução serão divulgadas no Portal da Transparência e atualizadas a cada 90 dias. Essa medida amplia o controle social e previne irregularidades no uso do dinheiro público.

A transparência é uma das armas mais eficazes contra a corrupção. Mas combater esse problema exige esforço coletivo. Por isso, você, cidadão porto-alegrense, tem um papel essencial: fiscalizar, questionar e participar ativamente da gestão pública. É assim que fortalecemos a democracia e promovemos uma cidade mais justa e ética.

A Semana de Combate à Corrupção tem o objetivo de estimular essa conscientização e fomentar o debate sobre a ética na política e na sociedade. Nela, refletimos sobre os impactos devastadores da corrupção e discutimos como cada um de nós pode contribuir para reduzir esse crime.

Essa luta é contínua e depende da atuação conjunta entre gestores, legisladores e a população. Somente com a união de forças podemos criar um ambiente em que a transparência prevaleça, garantindo que recursos públicos sejam utilizados para o bem-estar de todos.

Juntos, podemos transformar Porto Alegre em um exemplo de ética, eficiência e respeito aos recursos públicos. Conto com vocês para fortalecer essa corrente por uma cidade mais justa e próspera.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895