Dia Internacional dos Direitos Humanos

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Por Jorge Heleno Brasil, secretário de Desenvolvimento Social de Porto Alegre

Correio do Povo

publicidade

Desde a adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 10 de dezembro de 1948, estamos construindo uma sociedade mais digna, com ampliação de oportunidades e a defesa da liberdade. Na declaração, consta que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”. Talvez nunca uma frase tenha impactado tanto as regras de conduta, leis e tratados mundo afora.

Contudo, os desafios deste século para a proteção dos direitos humanos encaram algo diferente da guerra. Neste 2024, especialmente, vivemos um momento crucial para refletir sobre os avanços conquistados e os desafios que ainda persistem na garantia desses direitos em um cenário global cada vez mais complexo, com crises climáticas, o crescimento da inteligência artificial e também conflitos bélicos localizados.

Em Porto Alegre, a proteção social avançou na qualificação do atendimento às mulheres vítimas de violência por meio do acolhimento na Casa Betânia e apostou na profissionalização do pleito para escolha de conselheiros tutelares e na tradução em Libras via atendimento digital às pessoas surdas.

Também entregamos o Hub de Inovação Preta, que acelera negócios, capacita e conecta os empreendedores das periferias em um ambiente que se comunica com o cidadão e sua realidade.

A segurança alimentar será o tema central que o mundo enfrentará nos próximos anos. Conforme levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), 735 milhões de pessoas passam fome no planeta.

Na área nutricional, o Plano de Segurança Alimentar em Porto Alegre foi um grande avanço, com projetos inovadores para os próximos anos. Também abrimos dois novos restaurantes populares, nas Ilhas e no Rubem Berta, buscando garantir o direito à alimentação para quem mais precisa.

Neste 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, temos avanços a comemorar em diversas áreas e seguiremos trabalhando para reduzir a desigualdade social e econômica, qualificando a geração de renda e melhorando as condições de vida da população.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895