Duas línguas, um mundo: a importância do biletramento na educação

Duas línguas, um mundo: a importância do biletramento na educação

Paloma Esteves Laitano

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Em um mundo globalizado e onde a internet possibilita o acesso a conteúdos de diferentes lugares, dominar mais de uma língua não é apenas uma aptidão desejável, mas uma necessidade. Dado esse contexto, existem duas habilidades distintas que merecem a nossa atenção: o bilinguismo e o biletramento. Enquanto a primeira se refere a uma competência interpessoal de comunicação — a capacidade de entender e se comunicar em mais de um idioma —, a segunda trata da formalização dessa competência. É a sistematização das duas línguas na leitura e na escrita.

Nesse processo de biletramento, é importante reconhecer o papel da língua materna. É ela quem fornece não só um senso de segurança, mas também uma base sólida para a introdução de um segundo idioma. Ao comparar crianças inseridas em um contexto bilíngue com outras monolíngues, um trabalho conduzido por pesquisadores da UFRGS evidenciou um maior domínio dos processos linguísticos e uma habilidade metalinguística mais desenvolvida no primeiro grupo. Esses resultados, aliados a outras pesquisas, reforçam a ideia de que o contato com duas línguas desde a infância promove um desenvolvimento cognitivo mais completo, favorecendo o aprendizado e a resolução de problemas.

Com base nessa perspectiva, a Educação Infantil é a janela ideal para a introdução de uma segunda língua. Há diversos estudos indicando que a exposição a dois idiomas na infância pode levar a mudanças estruturais no cérebro, associadas a uma maior capacidade de concentração, melhor gestão de atenção e maior flexibilidade cognitiva. Embora o tema suscite dúvidas, é importante destacar que o contato precoce com uma segunda língua não confunde as crianças. Pelo contrário, pode melhorar o foco e ajudar no desenvolvimento de habilidades linguísticas mais robustas.

Além disso, os pequenos são capazes de estabelecer conexões importantes entre os dois idiomas, ampliando seu entendimento de mundo. Nesse sentido, a Educação Infantil é um ambiente mais aconselhável para essa exposição, já que as crianças estão em uma fase de desenvolvimento em que o aprendizado de línguas acontece de forma mais orgânica.

Colégios que adotam uma abordagem bilíngue desde o início da jornada escolar compreendem e valorizam essas habilidades como essenciais para o desenvolvimento integral dos seus alunos. Nessas instituições, o bilinguismo e o biletramento são integrados ao currículo de maneira que os estudantes não apenas aprendem duas línguas, mas também desenvolvem uma competência linguística que abrange a leitura e a escrita em ambas. Em um contexto de mundo tão diverso, compreender o outro é aspecto fundamental para o desenvolvimento não apenas pessoal, mas global.

Coordenadora assistente da Educação Infantil da Pan American School


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