Faurgs: três décadas contribuindo para a ciência e o desenvolvimento

Faurgs: três décadas contribuindo para a ciência e o desenvolvimento

Por Ana Rita Facchini, diretora-presidente da Faurgs

Correio do Povo

publicidade

Há poucos dias, saiu do Porto de Rio Grande a missão inédita que fará uma expedição ao redor da costa da Antártica. São 61 cientistas de sete países, liderados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para coletar dados cruciais sobre as mudanças climáticas. Uma conquista que, como tantas nos últimos 30 anos, tem a marca da Faurgs.

A Fundação de Apoio à Ufrgs completou três décadas neste ano em curso, com importantes contribuições à ciência e ao desenvolvimento do Brasil. No caso da expedição à Antártica, a gestão dos recursos, a contratação de serviços e o atendimento das exigências governamentais passam pela Faurgs, como já havíamos feito em outra missão ao continente gelado.

Este é apenas um dos muitos exemplos do nosso trabalho. Atualmente, são mais de 350 projetos ativos na fundação que, embora tenha a Ufrgs como sua principal apoiada, participa de trabalhos ao lado também das universidades Federal de Santa Maria (UFSM), de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), do Inmetro e várias outras instituições.

Destaco, ainda, conquistas como o programa Saúde com Agente, que formou mais de 180 mil agentes comunitários de saúde e de combate a endemias em todo o país em 2023, que foi renovado para mais uma turma; um convênio com a Secretaria Estadual de Saúde para diagnóstico precoce de Alzheimer; projetos voltados à igualdade racial e o curso Saberes Indígenas, todos com a fundamental participação da Faurgs.

Dentro da nossa instituição, contamos ainda com a Fábrica de Software, que tem mais de 25 anos de experiência e mais de 4 milhões de horas de serviços prestados. Nela, nasceu o Software Gestor, uma solução pioneira com 20 anos de atuação que, hoje, está presente em 10 países.

Todas essas atividades são realizadas com transparência e grande rigor técnico. Tanto em grandes e robustos projetos com parceiros internacionais quanto na atuação diária ao lado da Ufrgs, nossa fundação se dedica ao benefício de toda a comunidade, prezando sempre pela qualidade e melhoria contínua.

A expedição à Antártica é mais uma conquista pela qual a Faurgs reafirma seu compromisso com as universidades, com a ciência e com o desenvolvimento das pessoas e do país. E assim seguiremos, como nestes 30 anos, em favor de uma sociedade melhor para todos.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895