IA, deepfakes x eleições, novo campus da Ufrgs e vai melhorar

IA, deepfakes x eleições, novo campus da Ufrgs e vai melhorar

Leitores do Correio do Povo opinam sobre o conteúdo publicado pelo jornal na edição impressa e plataformas digitais

Renato Panatieri

publicidade

IA, deepfakes x eleições

As eleições municipais de 2024 serão as primeiras com uma legislação específica sobre a Inteligência Artificial (IA) e deepfakes. Ao mesmo tempo que fascinam, os vídeos e áudios manipulados por IA para criar conteúdos falsos altamente realistas têm vários desafios éticos e legais. Por isso, o TSE, desde fevereiro deste ano, proibiu o uso de IA para criar e propagar conteúdos falsos ligados a candidatos e partidos (CP, 14/9). Apesar de ser uma das normas mais modernas do mundo, há problemas, pois as leis existentes não cobrem totalmente os crimes de uso e distribuição de conteúdos. Por isso, nós, simples mortais, precisamos estar muito atentos, por exemplo, a movimentos faciais falsos que apresentem falhas que não são próprios de uma pessoa comum, como movimentos faciais congelados e piscar de olhos anormais. E sempre pesquisar e confirmar se um vídeo é verdadeiro antes de encaminhar. Para isso, percam um pouco de tempo utilizando os mecanismos de pesquisa à mão.
Armando G. Souza, Porto Alegre, via e-mail

Novo campus da Ufrgs

Gostaria de parabenizar a nova reitora da Ufrgs, que iniciou tratativas para a construção de um novo campus da universidade na Serra Gaúcha. A região destaca-se como sendo uma das maiores produtoras da área metal-mecânica da América do Sul. Quem sabe inicie-se no Brasil uma nova cultura para que sejam utilizadas nossas riquezas de minérios que são quase em sua totalidade exportados. Navios saem de nossos portos carregados com minério de ferro em direção a outros países. Quem sabe consigamos na área dos metais imitar o que se realizou na agricultura, que transformou o Brasil num dos maiores produtores de alimentos do mundo. Quem sabe comece aqui no RS a crescer uma semente para sermos no mundo um dos maiores produtores de componentes metálicos. Essa transformação deixaria no país uma grande riqueza.
Lirio Schaeffer, Porto Alegre, via e-mail

Vai melhorar

Conforme os meteorologistas da MetSul, depois de um fim de semana com nuvens e períodos de chuva, o ar mais frio do Sul começa a entrar no Estado e vai afastar a fumaça (CP, 14/9). Vamos poder respirar melhor e até fazer exercícios ao ar livre.
Elenara L. de Souza, Porto Alegre, via e-mail


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895