Porto Alegre avança no descarte correto de resíduos

Porto Alegre avança no descarte correto de resíduos

Por Carlos Alberto Hundertmarker, diretor-geral do DMLU

Correio do Povo

publicidade

Neste mês, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) alcança um marco no recolhimento de resíduos em Porto Alegre. A nova operação para a Coleta Automatizada avança para tornar o descarte correto cada vez mais prático. Os 19 bairros da Capital atendidos pelo serviço terão os equipamentos atuais modernizados por meio do contrato firmado com o Consórcio Porto Alegre Ambiental.

A iniciativa inova ao incluir um projeto-piloto de Coleta Seletiva, com o recolhimento de recicláveis via contêiner. A cidade passa a contar com 450 coletores verdes, em PEAD, exclusivos para seletivos. As unidades são posicionadas em área-teste, ao lado dos coletores cinza, para facilitar o descarte dos materiais. Moradores de parte dos bairros Centro Histórico, Cidade Baixa, Menino Deus e Praia de Belas agora podem descartar seus resíduos a qualquer hora, todos os dias da semana.

Mais uma mudança é a atualização dos modelos metálicos cinza para orgânicos e rejeito. Além da substituição das 2.050 unidades com tampa móvel, similares às atuais, outras 450 terão um novo design, com tampa fixa e abertura “boca de lobo”. Tal experiência será testada em oito setores, para qualificar a limpeza urbana.

Outras novidades são as equipes de educação ambiental e de resposta rápida. Além do sistema 156, os pedidos de reparos podem ser feitos pelo aplicativo do Serviço de Atendimento ao Cliente, acessado pelo QR Code sinalizado nos contêineres.

Somado às melhorias implantadas pelo DMLU, o sistema só terá sucesso com a participação ativa de todos. Cada cidadão deve assumir efetivamente sua responsabilidade, com a destinação correta dos seus resíduos, não tornando o contêiner um atrativo para catadores, pois grande parte da população ainda não aderiu à separação adequada dos materiais. Que este novo serviço desperte novas atitudes.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895