Atrativos Turísticos Mundiais do Rio Grande do Sul

Atrativos Turísticos Mundiais do Rio Grande do Sul

Por Abdon Barretto Filho*

Correio do Povo

publicidade

Antes da Pandemia, o mundo estava acordando para o Turismo com 1,3 bilhão de turistas internacionais, segundo o relatório do WTTC – World Travel & Tourism Council (2019), que também citou que o Turismo foi o responsável por um em cada cinco postos de trabalho criados na última década, chegando a gerar 20 vezes mais empregos por real investido do que setores tracionais da economia, impactando em mais de 50 atividades econômicas no núcleo receptor. É a prioridade estratégica em países como EUA, França, Japão e China e permitiu que países como Portugal e Espanha superassem a última grande crise. O Brasil foi considerado o número 1 em recursos naturais pelo Fórum Econômico Mundial em competitividade do Turismo internacional. 

O Turismo induz a requalificação urbanística, atualização tecnológica e modernização da cidade, valorizando e ajudando na conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural. O Turismo também aumenta a autoestima da população, melhora a reputação do país no mundo e promove a paz, o entendimento e a tolerância entre as pessoas. Na composição do PIB - Produto Interno Bruto do Brasil, o Turismo representa 8,1% contribuindo com US$ 152,5 bilhões, em 2018) com deslocamentos dentro do país para o consumo do tempo livre: entretenimento e lazer e/ou para participar de reuniões de negócios, congressos e eventos. É óbvio a necessidade de profissionalismo e continuidade nas Políticas Públicas e dos investimentos e gestões privadas.

Convém salientar que a primeira grande ação é diagnosticar se realmente existem aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços capazes de atraírem visitantes regionais, estaduais, nacionais e internacionais. É o planejamento e estruturação da Oferta Turística.

No caso dos atrativos turísticos mundiais do Rio Grande do Sul, observa-se que existem destaques selecionados entre as 27 regiões turísticas que representam 371 Municípios considerados turísticos, a saber: 1. As Missões – Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade; 2.Cânions – Itaimbezinho e Fortaleza; 3.Salto de Yucumã – Parque Estadual do Turvo; 4.Fósseis do Triássico – Museus de Santa Maria, Quarta Colônia, São Pedro do Sul e Mata, inclusive com seu Jardim Paleobotânico com árvores petrificadas de 200 milhões de anos; 5. Pampa Gaúcho; 6.Complexo lagunar (Porto Alegre com o Lago Guaíba e Costa Doce);6. Hidrominerais com águas termais e Ametista do Sul); 7.Vales do Rio Caí, Rio Pardo e Rio Taquari;8. Rota das Terras do Alto Jacuí;9. Litoral Norte (Torres, Parque Nacional da Lagoa do peixe;10. Fronteiras com o Uruguai;11. Fronteiras com a Argentina; 12.Serra Gaúcha (Gramado, Canela, Novo Petrópolis, Bento Gonçalves). Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

*: Economista e Mestre em Comunicação Social 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895