Centro histórico: inovação em prol da revitalização

Centro histórico: inovação em prol da revitalização

Por Cezar Schirmer*

Correio do Povo

publicidade

No comando da Segurança Pública do Estado, compreendi rapidamente que soluções convencionais não seriam o bastante para enfrentar problemas históricos. Assim como em outras oportunidades ao longo da minha vida pública, ampliei o debate em busca de alternativas viáveis e exequíveis. Dialoguei com as instituições, recebi a contribuição da sociedade civil e prospectei cases de sucesso em outros estados e países.

Quem acha que possui domínio sobre um assunto está fadado ao fracasso. É preciso ter humildade e reconhecer que a união de esforços é, sempre, a melhor opção. Ao recebermos do prefeito Sebastião Melo a missão de coordenar os esforços de revitalização do Centro Histórico, iniciamos um processo semelhante. Foram meses de intensas reuniões com colegas da Prefeitura de Porto Alegre, com representantes da comunidade, da academia e do empresariado. Quem participa colabora e se compromete a alcançar os objetivos desejados.

Após esse período, desencadeamos ações emergenciais e, paralelamente, demos início à elaboração de projetos estruturantes. O lançamento, nesta segunda-feira, da marca que dará nome ao nosso esforço de resgate do protagonismo do Centro Histórico representa o começo de uma nova fase, cuja primeira iniciativa será uma maratona colaborativa em prol da inovação.

As próximas semanas serão marcadas pelo intercâmbio de conhecimento. Mobilizaremos profissionais e universitários num hackathon que apresentará soluções aplicáveis e inovadoras para o coração da Capital. Um evento em que mentes atuarão integradas em prol do desenvolvimento da região onde a cidade se consolidou como centro urbano.

Resgatar o protagonismo do Centro Histórico não representa uma volta ao passado. Queremos projetar o futuro contemplando as prioridades de hoje, mas atentos aos anseios das próximas gerações. Para tanto, somaremos a experiência e o conhecimento acumulado à contribuição criativa daqueles que serão os líderes e empreendedores do amanhã.

*Secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895