Cuidar do futuro!

Cuidar do futuro!

Por Helena Hermany*

Helena Hermany

publicidade

A educação sempre foi fator essencial para nosso futuro. Mais tempo em sala de aula, mais degraus avançados, mais qualidade na jornada do aprender, tudo isso faz diferença não somente para conquistas pessoais, mas para o desenvolvimento de toda uma cidade ou país. Com a pandemia, essa área andou muitos passos para trás em virtude dos prejuízos ao ensino e à saúde mental das crianças. Reverter esse quadro deve ser prioridade de todos os gestores públicos.

Os efeitos gerados pela pandemia em torno do aprendizado preocupam especialistas, gestores comprometidos e, claro, as famílias. Como prefeita, mãe, avó e alguém que dedicou boa parte de sua história a cuidar das áreas mais carentes de nossa cidade, sei bem o quanto o momento exige ações sensíveis e imediatas. Em Santa Cruz do Sul, decidimos concentrar energias e investir em melhores condições de ensino para nossas crianças e jovens. Por isso, lançamos um projeto robusto e ousado, que destina cerca de R$ 40 milhões para melhorias na rede pública municipal.

Vamos zerar a fila de espera na educação infantil com a abertura de cinco novas escolas, com ampliação das já existentes e com a possibilidade de compra de vagas na rede privada para que nenhuma criança fique desassistida e para que os pais tenham a certeza de que os filhos estão bem cuidados. As práticas pedagógicas também serão qualificadas a partir da distribuição de notebooks para os professores e todas as escolas serão equipadas com computadores, telas interativas e chromebooks.
Outro investimento inovador será a instalação de placas solares na maioria das escolas, o que, além de ser um exemplo ambientalmente positivo, representará uma economia considerável aos cofres públicos no médio prazo. Além disso, as instituições serão cercadas por câmeras conectadas a uma central de monitoramento, como prevê o Pacto Santa Cruz pela Paz, lançado recentemente.

São atitudes que conectam um olhar carinhoso à urgência que o desafio exige. Não há tempo a perder para que nossos jovens retomem a trilha do desenvolvimento e da evolução pessoal, que começa, sim, dentro das escolas. Afinal, não há como cuidar do futuro sem cuidar da educação.

Prefeita de Santa Cruz do Sul*


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895