Inovação com pioneirismo

Inovação com pioneirismo

Por Abdon Barretto Filho*

publicidade

                                                      

Conceber ideias e viabilizar novos projetos para colocar à disposição do mercado são os grandes desafios  no mundo dos negócios. A demanda efetiva para absorver a oferta pode estar presente ou não, em cada troca no competitivo mercado de bens e /ou serviços. Os avanços tecnológicos permitem a precificação e distribuição em frações de minutos. Entretanto, a inovação somente é alcançada quando a criatividade tem usabilidade.

Os verbos criar; aumentar; desenvolver; reduzir e eliminar são fundamentais nos entendimentos e atendimentos das necessidades ilimitadas dos clientes que querem o melhor, aqui e agora. Novos desafios são constantes para enfrentamentos e/ou adaptações às variáveis incontroláveis: clima, política, economia, tecnologia, legislação e o mercado. As inovações pioneiras que atendem as demandas atuais também podem criar necessidades e, como consequência, novos ciclos de vidas de bens e/ou serviços. A gestão de cada organização econômica com ou sem fins lucrativos em primeira instância, deve adaptar-se à nova realidade pós-pandemia.

Além disso, a busca incansável pela melhoria contínua, eliminando a mediocridade e a incompetência em gerir recursos escassos na economia e no meio ambiente. Convém salientar que muitas vezes os criadores, inovadores, empreendedores enfrentam as variáveis incontroláveis da tecnologia, da política e da legislação, muitas vezes dificultando as adaptações e/ou participações no mercado.

Outros destaques, são as mudanças dos perfis dos consumidores e as influências das redes sociais, muitas vezes com notícias falsas, discussões de tolices e  imbecilidades destruindo relacionamentos entre pessoas físicas e pessoas jurídicas. As ameaças e oportunidades sempre estão presentes e a inovação e o pioneirismo são estratégicos para alcançarem novos ciclos. As empresas e entidades dos setores de serviços, principalmente viagens, hotelaria, eventos, entretenimento, lazer e turismo estão sendo pressionadas por novas demandas.

Logo, salvo melhor juízo, as experiências realizadas e as perspectivas de novas combinações de recursos naturais, recursos humanos, recursos materiais podem determinar os sucessos ou os fracassos das empresas e entidades. Inovação e pioneirismo são grandes saídas para novos negócios ou, no mínimo, repensar a situação atual do negócio atual. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias, São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

*Economista e Mestre em Comunicação Social


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895