Orla do Guaíba: uma obra de Porto Alegre

Orla do Guaíba: uma obra de Porto Alegre

Por Sebastião Melo*

Correio do Povo

publicidade

Que dia feliz para Porto Alegre! Uma das obras mais aguardadas pela cidade está aberta a partir deste sábado para uso público. O trecho 3 da Orla do Guaíba, entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante, se traduz em 1,6 quilômetro de um novo complexo de esporte e lazer para quem aqui mora e nos visita, coroado pela nossa mais bela paisagem.

Mas a história deste 23 de outubro de 2021 começou a ser escrita há mais de 10 anos, e por isso é importante exaltar o empenho de todos os gestores e parceiros que contribuíram para essa entrega à população. O projeto de revitalização teve início nas gestões de José Fogaça e de José Fortunati, que deu início à execução, e continuou sob o comando de Nelson Marchezan Júnior, culminando com a finalização do trecho 1. Agora, ao final do nosso primeiro ano de governo, concluímos a segunda etapa.

Assim, a qualificação da orla não é uma bandeira de um gestor, mas uma conquista que se tornou realidade porque todos acreditaram que a cidade precisava e merecia se reencontrar com o Guaíba. O nosso governo investe na cultura da continuidade para todas as propostas que estão dando certo. E assim será para qualquer iniciativa pelo bem do cidadão. Estamos entregando agora mais uma etapa de uma obra que é de Porto Alegre, de todos e de cada um. 

O chão de estrelas idealizado pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner foi a primeira materialização de um investimento corajoso, que por muito tempo enfrentou resistências com contornos políticos e ideológicos. Vencidos os obstáculos, felizmente, o criador teve a chance de conhecer o sonho que ajudou a dar vida. E aqui sua memória seguirá preservada e reconhecida. 

Temos mais de 70 quilômetros de orla para integrar e recuperar. Da mesma forma como foi construída esta trajetória, acredito que os prefeitos e prefeitas que nos sucederem seguirão nesta visão de inovação, parceria e modernização. O nosso presente e o futuro são de frente para o Guaíba. Que essa transformação construída a muitas mãos seja símbolo de convivência humana com respeito e preservação do espaço coletivo, elevando cada vez mais a alma da nossa cidade. 

Parabéns, Porto Alegre!

*Prefeito Municipal de Porto Alegre


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895