Os legados dos eventos profissionais

Os legados dos eventos profissionais

Por Abdon Barretto Filho*

publicidade

Os eventos profissionais sempre apresentam destaques sobre determinados temas interessantes, incluindo novas teorias e conceitos e, de acordo com os segmentos dos públicos, lançamentos e apresentações de bens e/ou serviços. De uma maneira geral, são nos eventos profissionais das mais diversas áreas do conhecimento humano, as grandes oportunidades para apresentações inéditas que possam contribuir para sensibilização, conscientização, promoção e divulgação de uma série de inovações e de experiências.

São convidados especialistas de elevada qualificação que contribuem com suas mensagens culturais, científicas, políticas, sociais, esportivas, gastronômicas e turísticas. Convém salientar que os negócios que envolvem eventos incluem as infraestruturas das cidades interessadas, assim como a união dos setores públicos e privados, com profissionalismo e dedicação. Além dos mais diversos equipamentos e serviços, os eventos profissionais contribuem no desenvolvimento cultural, social, ambiental e econômico do núcleo receptor exigindo planejamento, estratégia, tática e operações com padrões internacionais, além de incorporações dos avanços tecnológicos.

Atualmente, com a pandemia, os eventos estão avançando para apresentações híbridas (presenciais e virtuais, aumentando o alcance do público e valorizando as participações físicas).  Participar de eventos; produzir eventos (congressos, seminários, feiras e exposições, entre outros tipos); promover eventos; captar eventos, envolvem profissionais qualificados com diversas formações acadêmicas para que a Gestão tenha sucesso.

Encontram-se destaques nas Relações Públicas, Administradores, Economistas, Contadores, Engenheiros, Advogados, Turismólogos, Jornalistas, entre outras clássicas e novas profissões. Não podemos esquecer dos empreendedores, investidores e agentes dos setores públicos e privados envolvidos nos propósitos determinados. Em cada etapa do evento, são necessários serviços profissionais.

E, no término, pode-se avaliar os resultados através das conclusões que podem ser aplicadas junto ao público e o efeito multiplicador na economia e na imagem do local onde foi realizado. Em algumas vezes, os legados mudam os comportamentos das lideranças e das comunidades. Na pós pandemia, os eventos profissionais serão os grandes destaques para geração de emprego, renda, impostos e autoestima da população. Será? Respeitam-se todas opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

*Economista e Mestre em Comunicação Social


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895