A importância da coleira na hora do passeio

A importância da coleira na hora do passeio

Item é essencial para a socialização do pet e para evitar imprevistos


Correio do Povo

Durante uma caminhada, todos os cuidados devem ser tomados para evitar problemas.

publicidade

Um dos primeiros itens a se levar em conta quando um novo cão entra para a família é a coleira para passeio, que é bem comum em pet shops ou mercados. É normal que alguns animais não sejam os maiores fãs desse objeto e, muitas vezes, deixam a sua aversão bem esclarecida. Porém, a coleira é um item importante para os passeios e, por isso, os tutores devem buscar a coleira ideal para as necessidades do seu pet.

A hora do passeio é um dos momentos mais aguardados para muitos cães, afinal, é importante que o animal mantenha suas atividades físicas em dia. É importante que os tutores tenham em mente que soltar os seus cães da coleira durante o passeio pode ser um risco grande. Algumas pessoas acreditam que esse objeto pode fazer mal para o pet e deixam de usá-la por quererem o melhor para o animal, explica a veterinária Larissa Mitie, da Vet Quality Centro Veterinário.

Porém, a coleira é um item que protege os animais de estimação, desde que sejam escolhidas corretamente. Durante uma caminhada, todos os cuidados devem ser tomados para evitar problemas. É preciso ter em mente que em um passeio, muita coisa pode se tornar uma novidade e os cães tendem a se interessarem por muitas coisas, deixando-o mais agitado.

O uso da coleira ajuda o tutor a amenizar toda essa empolgação e, com o tempo, o cão poderá por si só entender o que não pode ser feito e mudar o seu comportamento para uma reação mais calma. Durante os passeios, é comum encontrarmos outros tutores com seus animais de estimação fazendo o mesmo e, obviamente, a interação é quase inevitável.

Para tornar esse encontro mais tranquilo, a coleira para passeio pode ser uma grande aliada, para evitar que haja desentendimentos ou brigas entre os pets, já que o tutor terá maior controle sobre o cão. O uso das coleiras também serve como auxílio para a educação do animal de estimação. O cão enxerga o seu tutor basicamente como um amigo e um líder em que ele pode confiar, por isso, ele irá atender os seus comandos quanto mais ele for treinado.

A coleira possibilita deixá-lo mais próximo de você, tornando mais fácil ensiná-lo a se comportar com os pets e outras pessoas durante os passeios na rua. Além de manter o cão por perto, a coleira permite que acidentes sejam evitados, como é o caso de atropelamentos que, infelizmente, ainda são bastante comuns nas ruas. Fora as chances de atropelamento, os cães podem acabar se interessando por outros tipos de problema, como um fio elétrico no chão ou buracos muito fundos.

Assim como ficar longe de acidentes, evitar que o pet fuja também é interessante para mantê-lo bem e longe de problemas. Lembre-se de não brigar ou gritar com o pet caso ele tente uma fuga. Isso provavelmente só ocorreu porque algo chamou atenção dele. Trate-o com carinho e explique o porquê ele não deve fazer isso. Existem muitos tipos de coleira para passeio e o tutor deve se atentar na hora de escolher este item. É preciso considerar o tamanho do cachorro e se o material é de qualidade para deixar as caminhadas mais agradáveis.

Quando o pet se acostumar com a coleira, esses momentos serão bem mais aproveitados, por isso garanta que o animal de estimação fique confortável com o acessório. Lembre-se de manter uma rotina de passeios, assim o pet vai ficar cada vez mais à vontade com a coleira. Além disso, as caminhadas são saudáveis para o cão e melhora o seu adestramento.

Alguns modelos muito utilizados são:

* Coleira peitoral, que é um modelo mais voltado para os cães menores. O seu design é feito para cobrir todo o peito do pet e deixá-lo bastante confortável e seguro.

* Cabresto é um modelo para os cães que estão no início da adaptação com o objeto de passeio. Esse tipo de coleira pode ser um pouco incômoda no começo, mas com treino, o pet irá se adaptar.

* Enforcador é um modelo bastante muito comum e muito utilizado para aqueles pets que são mais agitados durante os passeios. Esse tipo de coleira dá ao tutor mais controle, porém, é preciso cuidado para não machucar o cão.


 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895