Achados e perdidos

Achados e perdidos

publicidade

Para quem achou animal perdido, seguem algumas dicas para devolver o bichinho aos verdadeiros tutores. Quando o animal (cão ou gato) achado é de raça, é comum aparecerem pessoas se intitulando donas do animalzinho com interesse em pegá-los para procriação e comércio. Se forem cães de porte grande, além de criadores, há pessoas e canis pegando estes animais para alugá-los para guarda.

Procedimentos:

*Deixar cartazes nos pets e clínicas veterinárias da região dizendo que achou o animal. De preferência mencionar só a raça (exemplo: Achei Basset – Contato (telefone ou e-mail). Não mencionar a cor nem o sexo do bichinho. Quem perdeu é que deve descrever o animal.

*Colocar cartazes também no comércio da região (padarias, farmácias, mercados, bancas de jornal..., tomando os mesmos cuidados citados acima.

Caso já tenha divulgado a foto ou características do animal, tomar alguns cuidados:

a) Pedir o atestado de vacina do animal (a maioria dos donos tem). As carteirinhas costumam ter nome do bichinho, raça, nome do dono, nome e endereço do veterinário responsável.Com isso pode-se checar se o animal é cuidado pelo profissional mencionado no documento.

b) Pedir foto do animal (a maioria dos donos tem). 

c) Observar se o animal faz festa para a pessoa. Isto é relativo, porque animais sociáveis fazem festa para qualquer pessoa.

d) Fazer a pessoa que diz ser a tutora do animal ficar atrás de uma porta, e o animal do lado oposto sem ver a pessoa. É comum o animal chorar ou latir ao sentir o cheiro do tutor.

e) Divulgar por e-mail para ONGs e protetores de animais, anunciar e verificar nos sites de animais achados e perdidos.

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895