Como dessensibilizar medos

Como dessensibilizar medos

publicidade

8438157451_384080247c_bFestas de fim de ano, Carnaval e festas juninas são eventos em que normalmente temos estouros de fogos de artifício e bombinhas. Partidas de futebol, tempestades cheias de trovões e até mesmo ligar um secador de cabelo ou um aspirador de pó são situações que causam ruídos altos, desagradáveis para alguns animais.

Isso acontece porque eles possuem uma audição muito mais aguçada que a nossa. Quando ocorrem estrondos que eles não compreendem de onde vêm, podem interpretar como uma ameaça de algo ruim se aproximando. Alguns animais ficam tremendo, babando e podem se machucar buscando pontos para fugir ou se esconder. É possível ajudá-los a passar por esses momentos de uma forma mais confortável e ensiná-los a não sofrer tanto com esses barulhos.

Sempre deixe disponível um espaço similar a uma "toca", uma área segura e aconchegante. Se for possível, deixe janelas fechadas e um rádio/televisor em alto e bom som para abafar os ruídos.8480307303_f5341fa3ea_h

Mas, afinal, o que é dessensibilizar?

Chamamos de dessensibilização um processo em que acostumamos o indivíduo a uma determinada situação. Para nossos pets mudarem de comportamento na presença dos barulhos, inicialmente devemos identificar quais os sons que os amedrontam.

Depois, é hora de gravar esse ruído ou baixar da internet. A partir desse ponto vamos fazer a associação desse som com coisas que o animal gosta. Enquanto o barulho é apresentado para o cão, devemos interagir com ele usando brinquedos, petiscos e muito carinho.33321300666_b3a3fc3551_b

É muito importante fazer a reprodução desse som de forma gradual, iniciando sempre com o volume mais baixo e lentamente ir aumentando. A intenção é que o animal escute o que ele não gosta e ao mesmo tempo esteja distraído com a interação com você.

Conforme o animal estiver relaxado, é hora de ir aumentando o volume, sempre esperando o nosso pet demonstrar sinais de que está bem. Tenha muito cuidado para evitar sustos durante esse processo, pois poderá ter um retrocesso nas etapas.

Um adestrador pode ajudá-lo a dessensibilizar os medos do seu animalzinho. Entre em contato com a Cão Cidadão e saiba mais.

Por Heidy Valéria Schneider, adestradora da Cão Cidadão


Fotos Divulgação


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895