DIA NACIONAL DA TONINHA É COMEMORADO EM TODO O BRASIL

DIA NACIONAL DA TONINHA É COMEMORADO EM TODO O BRASIL

Na região Sul, atividades alusivas à data ocorreram no Litoral Norte e na orla catarinense

Luciamem Winck

Toninhas foram desenhadas na areia da praia

publicidade

O Dia Nacional da Toninha foi comemorado nesta terça-feira em diversas cidades no Brasil. A data de 1º de outubro foi escolhida, em uma votação aberta ao público, por representar o início do período de nascimentos da espécie. A toninha é o menor e o mais ameaçado golfinho brasileiro e ocorre apenas em águas costeiras do Brasil, Uruguai e Argentina. Como parte das atividades comemorativas da data, o Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars), em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e o Espaço Mar, realizaram uma série de atividades no município de Passo de Torres (SC).

Dentre as atividades, o artista Paulo França retratou na areia à beira-mar um grupo de toninhas nadando. Na composição de sua obra, além das toninhas, o artista chamou a atenção para a problemática do lixo encontrado nas praias. As imagens produzidas pelo artista compuseram o cenário de uma atividade de educação ambiental com as crianças do Centro de Educação Infantil Ignacia Maria Cardoso. Além das atividades ao ar livre, as crianças visitaram no Espaço Mar a exposição “Conhecendo a Toninha”, que procura retratar diversos aspectos da biologia e conservação da espécie. As crianças da escola municipal Manoel Rodrigues da Silva também visitaram o local e participaram de uma contação de história sobre a toninha, elaborada por Jéssica Karasek, e pintaram desenhos da espécie.

A ideia principal desta data comemorativa é fazer com que a toninha seja mais conhecida pela população em geral. Apesar de ser o mais ameaçado dos golfinhos brasileiros, poucas pessoas conhecem a espécie, destaca Paulo Ott, pesquisador do Gemars e professor da Uergs. A data comemorativa também foi destaque na página do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIo), o qual utilizou a pintura de toninhas do artista plástico Jorge Herrmann para ilustrar a matéria. A obra do artista, assim como a exposição sobre a toninha, pode ser visitada gratuitamente no Espaço Mar, em Passo de Torres, até o dia 12 de outubro. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895