Mamães de primeira viagem

Mamães de primeira viagem

publicidade

O bem-estar animal proporcionou uma série de nascimentos no Gramadozoo. Protetoras, carinhosas, atenciosas e firmes nos ensinamentos. Mãe é sempre mãe. No mundo animal, elas também fazem de tudo para garantir o bem dos filhotes. O mais recente nascimento foi de uma fêmea de ouriço. Os bebês estão crescendo saudáveis e cercados de atenção das mamães de primeira viagem.

MINHA MÃE É UMA ARARA

m_filhote_arara (2)

No recinto Aves do Brasil, dois filhotes de arara atraem a atenção dos visitantes. Com quase 90 dias, as aves começaram a sair do ninho e ameaçam dar os primeiros voos. É a primeira vez que as araras reproduzem no zoo. Segundo a bióloga Tatiane Nunes, o romance entre a mãe, uma arara-vermelha-pequena, e o pai, uma arara-canindé, começou em 2013. Na primavera do ano seguinte, o casal fez seu ninho no tronco de uma árvore. Os nascimentos ocorreram em fevereiro de 2015. “Elas viviam com outras araras das mesmas espécies no recinto, mas formaram casal logo que chegaram. Foi uma escolha natural”, explica.

Conforme ela, a mãe foi quem chocou os ovos. Já o macho, ficou com a tarefa de vigiar o ninho. “Após o nascimento, o macho passou a ajudar a cuidar dos filhotes”, conta. Nesta sexta-feira (8), os dois filhotes passaram por avaliação veterinária e microchipagem. Eles apresentam excelente condição de saúde.

UM PARTO COM ESPINHOS

ouric (3)

Outra mamãe de primeira viagem é a fêmea de ouriço. Na fria madrugada de 5 de maio, nasceu seu primeiro filhote. “Ela manteve o recém-nascido sempre aquecido”, conta o veterinário Renan Stadler, que foi acionado imediatamente após o nascimento. “Para garantir o bem-estar, transferimos os dois para um ambiente climatizado ainda durante a madrugada”, afirma.

Os técnicos do zoo estão monitorando o crescimento do recém-nascido e, nesta sexta-feira, realizaram a pesagem do animal, que é uma fêmea e está com 454 gramas. Stadler observa que o filhote já nasce com espinhos, mas explica que os pelos são um meio de defesa e não possuem veneno. “É importante destacar que os ouriços não lançam espinhos, que servem de proteção apenas quando são atacados”, esclarece.

Além das mamães ouriço, arara, guará-rubra e veado, o parque conta com outras mães em seu plantel. Em seis anos de atividades, o Gramadozoo reproduziu pinguim-de-magalhães, puma, cervo-do-pantanal, mico-de-cheiro, bugio-preto, ema, gralha-picaça, anta, caturrita, maracanã-verdadeiro, papagaio-charão, papagaio-peito-roxo, marreca, pato-selvagem, cardeal-amarelo e outras espécies.

(Fotos Halder Ramos / Gramadozoo)


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895