Pinguins chocam ovos no Gramadozoo

Pinguins chocam ovos no Gramadozoo

publicidade



O pinguim-de-magalhães migra em correntes marítimas mais quentes em busca de alimento e para reproduzir”, explica a técnica em veterinária.

 

SAIBA MAIS

- Espécies: existem 18 espécies conhecidas de pinguins e registros de quatro espécies que usam o litoral brasileiro durante a migração invernal: pinguim-rei (Aptenodytes patagonicus), pinguim-de-penacho-amarelo (Eudyptes chrysocome), pinguim-de-testa-amarela (Eudyptes chrysolophus) e pinguim-de-magalhães (Sphe-niscus magellanicus). O mais comum é o pinguim-de-magalhães, que recebeu esse nome porque o navegador Fernão de Magalhães foi o primeiro que os avistou em 1519 nas Ilhas Malvinas.

- Fatores de risco: o derramamento de óleo é um dos principais fatores de risco para os pinguins e uma grande porcentagem atingida é de animais jovens. Os pinguins contaminados por petróleo acabam encalhando em praias e geralmente são levados a centros de reabilitação de fauna marinha que existem no país. Para que tenham êxito na recuperação, é necessário que combatam os efeitos primários do óleo que são: estresse, hipotermia, desidratação, irritação e hemorragias gastrointestinais.

- Ameaçados: segundo apontamento da WWF de 2010, o pinguim-de-magalhães é o animal mais ameaçado de extinção. Fica na frente, inclusive, do urso panda. Em função da poluição dos mares, morrem 150 mil aves da espécie a cada ano.

- Idade reprodutiva: entre 4 e 7 anos

- Curiosidades sobre reprodução: se reproduzem de setembro a março em colônias numerosas distribuídas pela Argentina, Ilhas Falkland (Malvinas) e Chile, realizando anualmente movimentos migratórios sazonais para o Brasil. São animais monogâmicos (um casal por toda vida). Botam dois ovos e a incubação é de 38 a 42 dias. É comum apenas um ovo chocar. Os ninhos são feitos em tocas. O pai e a mãe chocam e cuidam dos filhotes, quando a mãe sai para caçar volta e alimenta o macho, quando já estão com filhotes alimenta os filhotes e o pai, quando o pai sai para caçar é feito o mesmo ritual. Como se reproduzem em colônias numerosas se localizam pela vocalização. Cada pinguim tem uma vocalização diferente. Os filhotes saem do ninho com 70 dias e vão para o mar.

- Rota migratória: no inverno se deslocam para a costa brasileira, procurando correntes de águas mais quentes e mais oferta de alimentos, podendo ser avistados na costa da Bahia, Alagoas e Pernambuco. Os pinguins adultos migram para o Brasil de meados de setembro a meados de abril. Os pinguins mais jovens migram mais tarde, entre junho e novembro, podem ficar vagando durante até quatro anos em alto mar.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895