Tesla x Volkswagen

Tesla x Volkswagen

Potências do setor automotivo disparam na direção da alta produção de carros elétricos

Renato Rossi

publicidade

A Tesla, líder mundial de venda de carros elétricos, vai inaugurar uma fábrica na Alemanha nas próximas semanas. É a primeira unidade industrial da montadora americana na Europa, localizada na pequena cidade de Grünheide, a 70 quilômetros da capital alemã. Não muito distante da sede administrativa da Volkswagen e de sua principal indústria em Wolfsburg, subúrbio de Berlim. A proximidade não é mera coincidência. A Volkswagen é a potência emergente na eletrificação que investe 80 bilhões de euros na transição do fóssil ao elétrico. A Tesla, fundada em 2003, sempre foi elétrica. Sob o comando de Elon Musk, hoje vale 1 trilhão de dólares.

Dominante nos mercados da China e dos Estados Unidos e com tremenda progressividade na Europa, a Tesla se preocupa com a ambição da Volkswagen em ser a líder global na eletrificação dos carros. A Volkswagen já tem dois SUVs elétricos, o ID.3 e ID.4, líderes de vendas na Alemanha. Mas Musk contra-ataca com a fábrica de Grünheide. Nas linhas de produção, há oito prensas gigantes. A partir de uma única peça de metal, a prensa produz a frente e a traseira. A carroceria sai completa em 45 segundos. A velocidade de produção permite 600 mil carros por ano. E a Tesla tem uma fábrica na China que produzirá 700 mil unidades até 2023. Já a Volkswagen quer fechar 2021 com 1 milhão de elétricos produzidos.

Estes números de produção definem que os preços dos veículos elétricos serão reduzidos em 30% nos próximos anos. Assim, não haverá a necessidade de subsídios para que o elétrico seja competitivo. Segundo as consultorias globais, em 2023 os preços dos elétricos serão paritários aos preços dos modelos a combustão. Para um mundo sem carbono, é bem positiva a disputa entre Tesla e Volkswagen.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895