Ato de Criação

Ato de Criação

Banda oitentista tem seu único disco relançado por projeto que resgata a música canoense

Chico Izidro

Ato de Criação foi formado em Canoas em 1985 e encerrou suas atividades em 1994

publicidade

O projeto This is Canoas relançou o álbum "Aurora Boreal", do grupo Ato de Criação. O disco foi gravado na primavera de 1990 e lançado de forma independente no verão de 1991. O LP apresenta uma mistura de Rock, Jazz Fusion e Música Brasileira. Na época, o disco teve uma tiragem de mil cópias. O relançamento digital apresenta as nove faixas que estavam no álbum original e uma faixa bônus. 

O Ato de Criação foi formado em Canoas em 1985 e encerrou suas atividades em 1994, fazendo o show de abertura para o compositor Arrigo Barnabé no Ginásio Tesourinha, em Porto Alegre. O show de lançamento do álbum foi realizado na Sala Álvaro Moreira, nos dias 28 e 29 de agosto de 1991. 

“Sinto-me gratificado, pelo reconhecimento do trabalho e pelo carinho de todos. Fico surpreso com pessoas que na época não conheciam nosso trabalho, pela falta de divulgação, outros porque eram muito jovens, valeu toda nossa dedicação, horas de ensaios, horas de gravações, horas de estudo e criação”, afirmou o compositor, tecladista, guitarrista e vocalista do grupo, Sérgio Gomes.

O Ato de Criação era formado por Geraldo Dutra (bateria), Costa Lima (baixo e vocal), Victor Sains (Violão e vocal), Sérgio Gomes (teclados, guitarra e vocal), Tinho (guitarra e vocal) e Grande (percussão). 

O álbum contou com a direção executiva de Jucemar Santos (Tinho), Serginho e Marquinhos como técnicos de gravação, Sérgio e Ato de Criação foram responsáveis pela mixagem. A capa é retirada de uma fotografia de um livro e foi montada por Gerson. Apoio de estúdio por Rosângela e Sônia. Gravado no estúdio ISAEC de setembro a novembro de 1990. 

Técnicos de gravação foram Marco Aurélio, Sérgio Souto e Benhur Correa. Realização da Produart. A masterização ficou com Francisco Anele. Edição e montagem são de Marcus Vinicius.

This is Canoas é um projeto de resgate e valorização de histórias musicais envolvendo o município de Canoas. Em março de 2020 foi lançado o documentário que está disponível no youtube, que narra acontecimentos dos últimos 40 anos do Rock Underground na cidade. 

Agora, o relançamento do álbum da banda Ato de Criação marca o início de uma nova etapa do projeto. De dezembro até março será publicado um podcast chamado “Discografia Canoense”, que consiste em analisar seis álbuns lançados por artistas canoenses. Os episódios serão disponibilizados nas plataformas de streaming e no canal no youtube do This is Canoas, os episódios serão apresentados na seguinte ordem: Cláudio e os Goldfingers (1967); Maria Celoy - O Povo é o Nosso Guia (1976); Ato de Criação (1991); Flávio Adonis – Beijo de Bailarina (1993); Organização de Hip Hop Niterói Industrial - Por Onde Tudo Começa (2003) ; SOL- No Descompasso do Transe Retalhos do meu Silêncio (2004).

Para escutar: 

Youtube: https://youtu.be/VoeeYagW2Mk

Spotify: 

https://spoti.fi/31pJiU7

 

Leia os demais posts do blog

Curta o Cena Rock também no Facebook e no Instagram


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895