Black Sabbath

Black Sabbath

Disco icônico da banda completa 50 anos hoje

Chico Izidro

Uma selfie do Black Sabbath em uma era pré-selfie

publicidade

Este dia 13 de fevereiro marca uma data muito importante para a história do Heavy Metal. É que há exatamente 50 anos, uma sexta-feira, 13, era lançado o primeiro disco do Black Sabbath, auto-intitulado. O disco foi feito em apenas um dia, 16 de outubro de 1969, e conta com sete faixas, todas gravadas ao vivo. "Montamos o equipamento no estúdio e fizemos como num show, mas sem plateia", contou o vocalista Ozzy Osbourne.

"Entramos no estúdio e fizemos tudo num dia só: tocamos nosso repertório daquele tempo e pronto. Achamos até que um dia era tempo demais para  gravar um disco, então viajamos no dia seguinte para tocar na Suíça por um cachê de 20 libras", recordou o  guitarrista Tony Iommi.

A produção coube a Rodger Bain. Geezer Butler foi o responsável pela maioria das letras. Porém a icônica e assustadora faixa título tem como letrista Ozzy Osbourne.

São sete faixas, cinco autorais e dois covers: 1. "Black Sabbath", 2. "The Wizard", 3. "Behind the Wall of Sleep", 4. "N.I.B.", 5. "Evil Woman" (cover da banda Crow), 6. "Sleeping Village" e  7. "Warning" (cover de Aynsley Dunbar Retaliation).

A banda não teve acesso à mixagem final nem à produção da capa, que causou muita polêmica à época. Ela traz a foto de uma mulher, que parece uma bruxa, em frente de uma casa. O fotógrafo foi creditado como Keef. A foto foi manipulada a partir do registro do moinho de Mapledurham Watermill, localizado a beira do Rio Tâmisa em Oxfordshire, Inglaterra.

O custo do disco foi de mil libras, bancado pela Vertigo, subsidiária da gravadora Phillips. Em uma semana vendeu cinco mil cópias e até o final de 1970 chegou a um milhão de cópias comercializadas.

"Você tem certeza de que está bebendo só cerveja?", perguntou Jack, o pai de Ozzy, quando este chegou em casa, orgulhoso, e colocou o disco para rodar na vitrola para mostrar à família.

A banda era formada por Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria).

Escute Black Sabbath, o disco: https://www.youtube.com/playlist?list=PL5lmIbuJ_sMdsearaCl31bkW9ajZwl5wJ
   

Leia os demais posts do blog

Curta o Cena Rock também no Facebook e no Instagram


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895