Desgracera HC

Desgracera HC

Banda de Caxias do Sul disponibiliza seu disco nas plataformas digitais

Chico Izidro

Capa registra Rachel Clemens Coelho se negando a cumprimentar o presidente João Baptista Figueiredo

publicidade

A banda Desgracera HC, de Caxias do Sul, liberou no dia 31 de dezembro de 2019 o seu álbum “Não Passará” (2019) em todas as plataformas digitais. O grupo é uma das referências do cenário Punk/Hardcore do Rio Grande do Sul e no ano passado chegou a seu auge fazendo apresentações regulares, em média de dois a três shows por mês em toda a Região Metropolitana e na Serra gaúcha.

A produção artística da capa foi um trabalho em conjunto da banda e do produtor Anderson Severo (Tchaina). Ela representa a insatisfação com o cenário político atual e incoerente que não apenas o Brasil, mas também o mundo vem passando e o posicionamento e ponto de vista da banda.

A foto foi registrada em 1979, quando Rachel Clemens Coelho, então com 4 anos de idade, se negou a cumprimentar o então presidente do Brasil, general João Baptista Figueiredo. A imagem, feita pelo repórter fotográfico Guinaldo Nicolaevsky, se tornou um ícone da resistência aos governos militares e ficou famosa no mundo todo.

Era uma visita oficial de Figueiredo à cidade de Belo Horizonte, para lançamento do automóvel a álcool, quando uma menininha de uniforme escolar se negou a dar a mão ao último presidente do longo período de ditadura. Rachel morreu em abril de 2014, aos 40 anos de idade.

Para aplicativos de streaming foi criada uma capa um pouco diferente, mas com o mesmo conceito. O punho cerrado erguido no ar é um símbolo de enfrentamento e resistência, usado principalmente por movimentos de esquerda. Foi apropriado por causas diversas em diferentes períodos, estampa logos de organizações políticas e está nos gestos de quem protesta nas ruas.

A Desgracera HC é formada por Fabiano Karlos Medeiros (Buda) no vocal, Higor Funghetto (Castor) no baixo, Johnatan Dagostini na bateria e Eduardo Cruz (Pitutinho) na guitarra.

O disco “Não Passará” tem 12 faixas, foi produzido por Anderson Severo (Tchaina) e lançado pela Sub Discos.
1- Abertura
2- Brasilia
3- Punk-Gourmet
4- Prensadão Paraguaio
5- Sistema K
6- En la Noche
7- Igreja
8- Se Fuderam
9- Não Passará
10- Perifas Rock
11- Porão do Kaos
12- Vida Desgracera

Ouça o disco “Não Passará” na Integra:
https://youtu.be/vovos7qYTf0

Curta o Cena Rock também no Facebook e no Instagram

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895