Eloy Fritsch

Eloy Fritsch

“Journey to the Future” é o novo trabalho solo do tecladista da Apocalypse

Chico Izidro

O mestre dos teclados Eloy Fritsch está também à frente do Apocalypse há 35 anos

publicidade

Eloy Fritsch é um dos fundadores da banda de Rock Progressivo Apocalypse em 1983, que ainda está na ativa, e também mantém uma carreira solo paralela, com 14 discos lançados. O mais recente é “Journey to the Future” (2019), da gravadora holandesa Groove Unlimited.

Uma vez fui a um show da Apocalypse e depois fiz a resenha para o Correio do Povo, escrevendo que Eloy lembrava muito o tecladista do Yes, Rick Wakeman. Pensei que ele iria se ofender com a comparação, mas a resposta foi: “Você sacou. Muito obrigado, ele é o meu ídolo”, disse o músico e professor de música da Ufrgs.

Mas voltando a “Journey to the Future”, álbum totalmente instrumental, com 12 músicas. As faixas são verdadeiras viagens espaciais, todas compostas e tocadas somente por Eloy ao teclado. As influências vão do já citado Rick Wakeman, passando por Vangelis, Jean Michel Jarre e até mesmo John Williams.

As músicas de Eloy são melódicas, com climas épicos, formadas por texturas orquestrais baseadas em sintetizadores e muita eletrônica. “A Place Beyond the Clouds” abre o disco, com um clima futurista e grande arranjo. “Hypnosis” se destaca pelos solos de teclado e uma base de bateria e baixo no acompanhamento. A eletrizante “Eletric Brain” é a penúltima, e a longa e climática "Forest Guardian" fecha o álbum. É o seguinte: ponha o CD, apague as luzes e faça uma verdadeira viagem ao espaço sem sair de sua sala.

Track lista de “Journey to the Future”:

1 A Place Beyond the Clouds (4:15)

2 Eternal (4:42)

3 Mermaids Island (4:52)

4 Spacelab (6:10)

5 Who Want to be a Machine? (4:30)

6 Blue Diamonds on Water (4:15)

7 Dance of the Spheres (6:10)

8 Circles of Time (5:20)

9 NUWA (6:20)

10 Hypnosis (6:05)

11 Electric Brain (4:52)

12 Forrest Guardian (9:15)

Eloy Fritsch – “Journey to the Future”: https://www.youtube.com/watch?v=i2mZMPb6RaY

Leia os demais posts do blog

Curta o Cena Rock também no Facebook e no Instagram


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895