Woodstock em Porto Alegre e Fappo & Os Humanóides

Woodstock em Porto Alegre e Fappo & Os Humanóides

Livro relata a trajetória da Rádio Continental AM, em Porto Alegre, nos anos 1970, e gaúchos finalistas do MVF

Chico Izidro

Livro lembra os anos 1970 em Porto Alegre

publicidade

“Woodstock em Porto Alegre”, que tem o subtítulo “Mister Lee” (Júlio Fürst): a MPB, o POP e o Rock Gaúcho dos anos 70 nas ondas da Rádio Continental AM, a Superquente, foi escrito pelo cantor e compositor gaúcho Rogério Ratner, com lançamento da RRK Records.

A obra fala da trajetória da Rádio Continental AM 1120, uma espécie de Ipanema FM dos anos 1970 em Porto Alegre. O grande destaque da emissora entre 1975 e 1976 foi o radialista Júlio Fürst, ainda hoje na ativa, aos 71 anos, trabalhando na Rádio 102.3 FM, ex-Itapema FM, do grupo RBS. Ele encarnou naqueles dois anos o personagem “Mister Lee” na rádio, então a principal emissora a dar espaço para os jovens e que fazia parte do Sistema Globo de Rádio, da Rede Globo de Roberto Marinho.

No programa, patrocinado pelas Lojas Renner para a divulgação das calças Lee, que então entravam no mercado brasileiro, e que ia ao ar das 22h às 0h, Júlio Fürst abriu espaço aos músicos locais, permitindo que os estúdios da própria emissora fossem utilizados pelos artistas para fazerem as gravações de suas canções. As músicas gravadas, após serem rodadas no programa de Mister Lee, aos poucos passaram a ser executadas na programação geral da emissora, com enorme sucesso do público porto-alegrense e gaúcho.

Posteriormente, Júlio organizou os míticos concertos coletivos “Vivendo a Vida de Lee”, reunindo inúmeros artistas, grupos e bandas, nas edições realizadas em Porto Alegre, em cidades do interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba (PR). As iniciativas de Júlio Fürst representaram marcos fundamentais para a história da música popular urbana feita em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul, especialmente no que diz respeito à MPB gaúcha e ao rock gaúcho.

Além de destacar o trabalho de Júlio Fürst, o livro ainda descreve como era Porto Alegre naqueles anos 1970, com seus cinemas, bares, danceterias, restaurantes. E também fala de outros eventos musicais, como as Rodas de Som do Teatro de Arena, o Musipuc, os shows coletivos e individuais realizados e muito mais, procurando dar um panorama geral da cena musical e cultural daquela época. O livro tem prefácio escrito pelo jornalista/escritor/letrista Emílio Pacheco.

 

Fappo & Os Humanóides

Gaúchos finalistas do MVF ao lado de Mark Ronson, Sigur Ros e Spike Jonze

A banda Fappo & Os Humanóides lançou a música " Errante", em um clipe inovadoramente interativo, que foi indicado para o prêmio MVF, concorrendo entre outros, com Mark Ronson, Sigur Ros e Spike Jonze. A música conta a história triste de um amor que acabou, feriu muito e não teve um final feliz. Foi inspirada em uma história real, mais precisamente em uma carta de despedida, que ganhou os versos e o ritmo do autor. 

Sobre o MVF:

Realizado por um time de colaboradores nacionais e internacionais, o MVF chega à sua sétima edição enaltecendo a estética audiovisual, apresenta novos talentos e explora novos formatos de produção e difusão desta arte que cada vez mais cruza variadas linguagens artísticas. A programação do m-v-f- compreende exposições, instalações interativas, shows, bate-papos com artistas e diretores nacionais e internacionais, exibições e produção de conteúdos audiovisuais ligados a música, e premiações. O evento de premiação acontecerá no MIS no dia 12/12.

Ficha Técnica:
Concepção // Roteiro // Direção: Gabriel Motta
Elenco: Catharina Conte, Emily Flo Carter (Inglaterra, Ucrânia)
Produção Executiva: Gabriel Motta, Felipe Apolonio
Direção de Produção: Catharina Conte, Gabriel Motta
Design Gráfico: Talita Hoffmann
Direção de Fotografia // Edição: Gabriel Motta
Imagens adicionais: Ariel Artur
Para assistir à essa experiência: www.fappo.com.br
Fappo & Os Humanóides

Leia os demais posts do blog

Curta o Cena Rock também no Facebook e no Instagram


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895