Atual e intenso

Atual e intenso

publicidade




Com a direção de Steven Spielberg, temos um novo filme que entra para o rol das aulas de Jornalismo, Jornalismo Político, Ética Jornalística e correlatas. Trata-se de "The Post", que apresenta o universo do jornalismo político e das intrigas do poder nos Estados Unidos em sua relação com a Guerra do Vietnã. Spielberg reuniu as estrelas universais de Meryl Streep e Tom Hanks para compor a dupla que capitaneia o jornal norte americano Washington Post, em meio à descobertas de documentos secretos que colocam uma saia justa sobre o governo daquele país.


Em duas horas de filme, o público acompanha a parceria entre Katharine Graham (vivida com o talento de Meryl Streep), herdeira do Washington Post, primeira mulher na liderança de um dos principais jornais norte-americanos, e Ben Bradlee (Tom Hanks). Na trama, a disputa com o consagrado The New York Times para expor um dos maiores encobrimentos de segredos governamentais que durou três décadas e passou por quatro presidentes americanos.


O filme conta a história verídica do vazamento de documentos ultrassecretos, com mais de 14 mil páginas, que mudaram o rumo da Guerra do Vietnã. A produção expõe luta entre liberdade de imprensa e independência editorial de um veículo de comunicação, frente aos desafios econômicos do negócio. Os diálogos são reveladores, o discurso é amplo e vai além da narrativa jornalística. A reconstituição de  época tem o rigor esperado de filmes deste porte, e as atuações principais dão conta de sustentar a trama, que evolui e se torna, com o passar dos minutos, mais clara, até para os leigos na temática. Imagens do processo de impressão de jornal e de funcionamento de uma redação, do porte dos jornais envolvidos, à época, também se torna elemento sedutor para acompanhar a trama.

O elenco de apoio se sustenta em Sarah Paulson, Bob Odenkirk, Tracy Letts, Bradley Whitford, Bruce Greenwood, Matthew Rhys, Alison Brie, Carrie Coon e Jesse Plemons.

No Oscar 2018, “The Post” concorre nas categorias Melhor Filme e Melhor Atriz (para atuação elogiada de Meryl Streep).



[embedhttps://youtu.be/WY2fVDaIjlE[/embed



Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895