Cultura indígena

Cultura indígena

Guerra do tráfico na Colômbia pré-Pablo Escobar em "Pássaros de Verão" 

Chico Izidro

Dança ritual da jovem Zaida faz pretendente buscar fortuna com as drogas

publicidade

"Pássaros de Verão" (Pájaros de Verano), dirigido pela dupla Cristina Gallego e Ciro Guerra, se passa na Colômbia antes do surgimento de Pablo Escobar e seu domínio das drogas. A trama se inicia nos anos 1960, no território habitado pelos indígenas Wayuu, e de cara mostra uma cerimônia de iniciação feminina numa aldeia na Península de La Guajira, no nordeste da Colômbia, com a emancipação da jovem Zaida (Natalia Reyes), que com apenas 13 anos faz uma dança ritual. Sua sensualidade atrai o jovem Rapayet (José Acosta), que ali decide que a menina será sua.

O problema é que Rapayet não integra a comunidade local e muito menos aparenta ter condições de atender as exigências feitas pela mãe de Zaida, Ursula (Carmiña Martínez). Ela pede em troca da mão da filha uma série de exigências para o dote, como por exemplo, 27 cabras. Algo impossível de ele conseguir. Porém um amigo de Rapayet, Moises (Jhon Narváez), descobre que alguns norte-americanos que fazem parte do Corpo da Paz que atua na região, querem muito obter maconha. Está aí uma forma de conseguir a grana para adquirir o dote exigido pela família de Zaida.

A história de Pássaros de Verão transcorre por mais de duas décadas. Mostrando a evolução de Rapayet como chefe do tráfico e dono de um império no interior do país, mas também atraindo inimigos. Tudo vai descambar para um conflito muito violento. O filme é em sua maior parte do filme falado em idiomas indígenas, e reconstitui com vigor a cultura e o ambiente Wayuu.  O título "Pássaros de Verão" tem dois significados. O primeiro se refere aos animais tradicionais da cultura Wayuu, e o segundo é relacionado aos aviões vindos dos Estados Unidos que chegavam frequentemente à região em busca da maconha na Colômbia de forma mais frequente. É um filmaço.

 

Leia demais posts do blog


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895