Entretenimento familiar

Entretenimento familiar

publicidade

 



 

O filme “Megatubarão", dirigido por Jon Turteltaub, é uma aventura protagonizada pelo astro de filmes de ação britânico Jason Statham. Na história, ele é chamado por uma equipe científica que atua em uma plataforma localizada em alto mar e descobre um tubarão gigante. Conhecido como Megalodon, trata-se de um animal pré-histórico que se acreditava estar extinto e sobreviveu em um sistema que ficou isolado por elementos no fundo de um oceano e que são o foco da pesquisa científica. Muitas cenas de ação e com efeitos especiais é o que pode se esperar deste filme, que é puro entretenimento.
Este título retorna à temática da luta do homem contra grandes criaturas que se tornam um perigo ao atacar os humanos, narrativa que marcou o cinema com títulos como “Tubarão”, de Steven Spielberg (1975) e vez por outra é revisitada. Com a tecnologia atual, novos sustos são possíveis na tela. E é por ser uma diversão sem maiores pretensões que alguns pontos da narrativa devem ser relevados. Entre eles, o fato do personagem principal, Jonas Taylor (Statham) viver bêbado após um resgate que o traumatizou. Mas, ao ser chamado pela equipe científica em questão e retornar à ativa, encontra-se, sem uma explicação plausível, em plena forma. Se ele tomasse uma cerveja atrás da outra como propõe o filme, estaria no mínimo mais barrigudo e com os reflexos menos apurados, o que a narrativa contrapõe mais adiante, especialmente em uma cena em que Statham sai do banho com o torso nu, exibindo sua barriga “tanquinho”. A bebedeira poderia ser um blefe do personagem para não aceitar novos trabalhos, mas isso não fica claro em nenhum momento no filme.
Outro pecadilho da narrativa é uma mãe levar a filha de 8 anos, Meiying, para um barco cuja tripulação está prestes a enfrentar o megatubarão quando a trama se encaminha para o final. Apesar do absurdo de uma mãe colocar a criança em risco, ela até ganha uma função cômica na narrativa, já que a garota se mostra mais corajosa do que muitos adultos. A menina, vivida pela atriz mirim Shuya Sophia Cai, é o elemento “fofura” do filme e se demonstrou uma ótima escolha de elenco para este tipo de produção, que tem o público familiar como alvo.
Ainda falando em elenco, a atriz australiana Ruby Rose, que interpreta a engenheira Jaxx, chama a atenção por seu rosto anguloso, que por vezes lembra o de um androide ou uma figura de anime. Com alguma semelhança de traços com Angelina Jolie, porém com um toque mais andrógino, ela traz uma imagem singular e é uma artista em ascensão. Ruby, que já atuou no seriado “Orange is the new black”, foi anunciada, nesta semana, como a nova Batwoman para um seriado televisivo da rede The CW. Enfim, para ficar de olho.

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895