Promessa cumprida

Promessa cumprida

publicidade

Há 30 anos, Ridley Scott trouxe o pavor à tona na excepcional ficção científica "Alien - O Oitavo Passageiro". Uma estranha forma de vida matava todos os tripulantes da nave Nostromo, com exceção da tenente Ripley (Sigourney Weaver, no papel que lhe consagrou). Em "Prometheus", o diretor volta ao espaço para mostrar como o violento alienígena surgiu. E por tabela, tentar encontrar uma explicação para a criação dos humanos.
O suíço Erich von Däniken já fizera o questionamento no livro clássico Eram os Deuses Astronautas? Nele, o escritor analisa a possibilidade de as antigas civilizações da Terra teriam se originado da chegada ao planeta de seres extraterrestres.

"Prometheus", um deus que teria criado os homens usando água e terra, é também a nave com que um grupo expedicionário é enviado a distante planeta no ano de 2089, após o registro de que nele poderia estar a chave para se descobrir os criadores dos seres humanos. Nós teriamos sido criados por uma civilização avançada, que inexplicavelmente foi exterminada por algo desconhecido. No planeta, os astronautas se deparam com essas duas formas de vida, que mostram-se perigosas ao extremo e uma ameaça à existência da vida na Terra.

Os personagens de "Prometheus"  são fortes, principalmente a cientista Elizabeth Shaw, vivida pela sueca Noomi Rapace, revelada em "Os Homens Que Não Amavam As Mulheres". Ela é determinada, forte e obsessivamente cega. A linda Charlize Theron, recém vista como a Bruxa Má em "Branca de Neve e o Caçador", quase repete o personagem. Meredith Vickers é a chefe da tripulação da nave, fria e desprezada pelo pei, o bilionário Weyland (Guy Pearce), que banca a expedição buscando a resposta para o surgimento do homem. A produção poderia ter se esmerado mais na maquiagem do ator.

Nenhum deles, no entanto, está tão bem quanto Michael Fassbender como o robô David. Nele, o diretor discute o Gênesis. David é quase um replicante, pois deseja ser humano, tal qual Pinóquio, mas lhe é repetido sempre: você não tem alma. O robô é fã de Lawrence da Arábia, filme que assiste repetidamente no dvd e tenta imitar o estilo. E se verá, passa de criatura a criador.

"Prometheus", enfim, é um belo thriller de terror, com o porém de ter muitas similaridades com os outros aliens. Ou seja, os tripulantes da nave são caçados um a um por uma força desconhecida. Mas isso não o diminui.

Por Chico Izidro

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895