Tiro violento

Tiro violento

publicidade


Clint Eastwood, aos 84 anos, mostrar estar em perfeita forma no violento "Sniper Americano", cinebiografia da vida do militar americano Chris Kyle, baseado no livro escrito pelo próprio, "American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History". Sniper é o termo americano para franco-atirador, aquele cara que fica camuflado em algum ponto estratégico, com seu rifle, para eliminar inimigos. Chris Kyle queria ser caubói, mas já com 30 anos, após o fatídico 11 de setembro de 2001, decidiu entrar para o exército, onde usaria seu dom de exímio atirador na Guerra do Iraque. Em seu currículo mais de 160 mortes.

Numa cena emblemática de "Sniper Americano", Chris vê uma mulher e um garotinho saindo de um prédio e ela entrega a ele uma granada. Então Chris deve decidir se fuzila os dois ou os deixa se aproximar do comboio americano que percorre uma rua de uma devastada cidadezinha iraquiana.

Bradley Cooper interpreta Chris Kyle que, ao voltar para casa e para a mulher, Taya (Sienna Miller), não consegue se adaptar a vida civil, já que a guerra está entranhada em seu ser - os fatos se assemelham ao personagem de Jeremy Renner em "Guerra ao Terror". No Iraque, Kyle é chamado de a Lenda, por sua precisão nos disparos, tanto que os insurgentes colocaram a sua cabeça a prêmio.

"Sniper Americano" é um filme pesado, violento, mas realista, com ótimas cenas de combate filmadas no Marrocos se passando pelo Iraque. E também polêmico, pois mostra os iraquianos como homens selvagens, terroristas. Bradley Cooper, até pouco tempo atrás mais conhecido por comédias como "Se Beber, Não Case", e que começou a se mostrar um ótimo ator dramático em dramas como "As Palavras" e "O Lado Bom da Vida", está quase irreconhecível como Chris Kyle, um homem atormentado e que tentava se ajustar novamente após deixar o conflito, e que perderia a vida de modo estúpido, ao ser assassinado por um ex-veterano com problemas mentais em 2013. Cena esta que não é mostrada, mas apenas esclarecida em letreiro antes dos créditos finais.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895