Advogada pede ampliação de medidas protetivas renovadas automaticamente durante pandemia do Covid-19

Advogada pede ampliação de medidas protetivas renovadas automaticamente durante pandemia do Covid-19

Ideia foi lançada como forma de proteger as mulheres em tempos de quarentena

Correio do Povo

Índices de violência doméstica podem aumentar durante época de isolamento social

publicidade

Como forma de proteger as mulheres durante este período de isolamento social, a advogada Gabriela de Souza, especialista em causas femininas, publicou nas redes sociais uma carta aberta ao Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS) pedindo a ampliação das medidas protetivas para 30 dias após o fim da pandemia do novo coronavírus. Isso considerando, principalmente, que agora com a quarentena, os índices de violência doméstica aumentam. 

Com isso, o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH) do Rio Grande do Sul recomendou TJ-RS a renovação de todas as medidas protetivas que têm o prazo encerrado durante a pandemia do coronavírus.

Também, para que a medida protetiva não expire, normalmente a manifestação da prorrogação é feita presencialmente. Com os órgãos responsáveis trabalhando em horas reduzidas neste momento, o acesso à lei e à proteção é dificultado para as mulheres, que correm mais risco de vida.

Além de renovação automática das medidas protetivas, o CEDH acrescentou pedido de flexibilização da necessidade de registro policial prévio para comunicar descumprimento de medida preventiva e de garantia de ressalvas à respeito da privação de liberdade, em meio a Covid-19, em caso de violência doméstica.

Gabriela criou o primeiro escritório de advocacia do Sul do Brasil voltado às causas femininas, em 2017. E o motivo foi a possibilidade de atender de forma ampla e única os direitos da mulher, respeitando suas individualidades. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895