Coletivo de escritoras negras celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha em sarau

Coletivo de escritoras negras celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha em sarau

Sopapo Poético recebe o grupo "As Amanaãs" nesta terça-feira em Porto Alegre

Camila Souza

publicidade

O sarau Sopapo Poético promove mais uma edição nesta terça-feira, em Porto Alegre, celebrando o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O evento vai receber o coletivo de escritoras negras "As Amanaãs", formado por Ana dos Santos, Carmen Lima, Delma Gonçalves, Fátima Farias, Lilian Rocha e Taiasmin Ohnmacht.

O grupo comemora um ano de lançamento do seu primeiro livro "Travessias de Amanaã", publicado pela editora Libretos em julho de 2021. A obra reúne textos, poemas e reflexões das seis autoras, numa construção inspirada em suas vivências e trajetórias. 

Com entrada gratuita, o evento acontece a partir das 19h30min no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues, saguão do Teatro Renascença (Érico Veríssimo, 307, bairro Menino Deus). O sarau é promovido pela Associação Negra de Cultura (ANdC) desde 2012. Como outros saraus afro-brasileiros, o encontro evoca o protagonismo negro em uma roda de atuações, de reflexões e de convivências afrocentradas.

Participa da abertura o Grupo Afoxé às Yabás, formado por mulheres capoeiristas, dançarinas, ativistas e musicistas. Elas buscam a sonoridade e o ritmo percussivo do afoxé por meio da dança e do canto.

Paralelo ao sarau acontece o Sopapinho, que tem a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos. As atividades envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia.

O público do sarau também poderá conhecer a Feira Afro, que acompanha o Sopapo Poético desde suas primeiras edições. Com diversidade de produtos e estilos, reúne afro-empreendedores e artesãos com produção voltada para a identidade étnica. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais e música são algumas das opções.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895