Desfile aborda moda africana contemporânea em Porto Alegre

Desfile aborda moda africana contemporânea em Porto Alegre

publicidade

Foto: Evelin Terres / Divulgação / CP


A moda e identidade africana será tema do desfile promovido por alunos do curso de Design de Moda da Faculdade Senac Porto Alegre nos dias 9 e 10 de outubro Em parceria com o Memorial do Rio Grande do Sul (rua 7 de Setembro, 1020), o evento será aberto ao público e com entrada gratuita. Na terça, às 17h, ocorre o desfile no primeiro andar do memorial.

Na quarta, no mesmo horário, será realizado um debate com convidados no auditório. Entre eles está a professora do curso de Design de Moda, Débora Idalgo, que irá abordar o tema Moda e Identidade Afro.

Segundo a professora Débora, o desfile irá mostrar outros olhares da África para o público. “Nosso objetivo é, através do trabalho dos alunos, tentar quebrar a ideia de que a África é sempre vista como sinônimo de pobreza, e para isso vamos trazer tecidos bonitos, vistosos e alegres para promover um olhar mais contemporâneo”, comentou.

O desfile faz parte do projeto Africanidades 2018 e terá peças com tecidos originários de países como Moçambique, Benin e Nigéria, respeitando a combinação de cores e estampas próprias de cada lugar. As produções foram realizadas a partir da combinação do algodão cru, muito utilizado na confecção de diversas peças, e a capulana que representa tecidos provenientes da África.

A iniciativa do evento do Memorial do Rio Grande do Sul junto à Faculdade Senac, surgiu após a participação dos alunos na 11ª Bienal do Mercosul, onde receberam como desafio a criação de uma roupa tendo como inspiração o Triângulo do Atlântico. O tema abordou o resgate da relação entre os três continentes: Europa, África e às Américas.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895