Escritório de advocacia para mulheres completa um ano em Porto Alegre

Escritório de advocacia para mulheres completa um ano em Porto Alegre

publicidade

Gabriela Souza completa um ano de atendimento somente para mulheres. Foto: Luini Santini / Divulgação / CP


• Por Lou Cardoso

Ser mulher não é uma tarefa fácil. Desde cedo, as mulheres foram impostas a seguirem um determinado padrão de beleza, comportamento, papel social e entre muitas coisas. Na luta para mudar este cenário, ao que diversas personagens fizeram, e ainda fazem, história pelo mundo para que elas possam ter não só os direitos básicos, mas direitos igualitários. Entre uma das que trabalham para ampliar o espaço feminino em Porto Alegre é a advogada Gabriela Souza.

Há um ano, ela abriu o Gabriela Souza Advocacia Para Mulheres em Porto Alegre após perceber a necessidade de um espaço jurídico para trabalhar com a desigualdade de gênero. "É muito necessário trabalhar com o tema, porque ela não funciona só quando tem violência doméstica ou divórcios, ela funciona em qualquer micro-relação diária", declarou.

"A gente entende que advocacia para mulher é um ramo do Direito que tem que ser atendido. Tem questões muito particulares de gênero que devem ser defendidas de formas muito pontuais para que a gente quebre esta estrutura. As mulheres não eram detentoras de poder jurídico nenhum. A gente não contratava advogados ou advogadas. Agora a reversão dos papéis é que a mulher tome as rédeas da própria vida", afirmou a advogada.

• Pelo direito delas! 

Segundo ela, neste período em que o escritório funciona, diversos assuntos foram atendidos como feminícidios, estupros, assédio sexuais e todo tipo de violência contra mulher. Mas também com direito do consumidor e tributário em questões onde o gênero sempre foi uma questão central ou secundária. "Eu explico que o escritório atende todas as áreas do direito. A gente trabalha com muitas vidas, problemas e dores. As mulheres querem ser ouvidas com um olhar mais atento em relação aos problemas do cotidiano que não tem necessariamente a ver com questões de violência de gênero, mas que de um jeito esbarra no olhar daquele colega de trabalho ou naquele contrato mal-feito. Não é um assunto principal, mas vai estar sempre permeando", afirmou.

O escritório virou um local acolhedor tanto para funcionárias quanto para as clientes. Para Gabriela, a ideia é exatamente fugir das formalidades do Direito e parecer a casa de uma amiga para desabafar. "Eu escuto muito "eu não falaria deste assunto com um homem", e pode ser uma questão qualquer, mas existem coisas que são muito íntimas. Eu acredito que estar entre mulheres é fortalecedor. Porque quando a gente se junta, somos imbatíveis. Estar entre mulheres tem um poder curativo de muitas coisas. E o escritório, neste modelo de trabalho, é um lugar onde eu acolho mas sou muito acolhida", disse.

"Virou uma fortaleza que eu não imaginava que estava criando quando abri este escritório. Apesar de ter passado por um período onde me senti muito sozinha, hoje não me sinto sozinha com estas mulheres, e estas mulheres eu incluo as minhas clientes", acrescentou.

Nova onda do feminismo

Na opinião da advogada, o feminismo tem trazido debates e informações valiosas para as mulheres na internet. "O feminismo tem trazido à tona muitos questionamentos que a gente guardava para si. Tem muita informação na internet que não tinha na época da minha mãe, e que ela devia sofrer questões existenciais sozinha.

Conforme a advogada, debater o feminismo nas redes sociais foi fundamental para que muitas tivessem conhecimento sobre os seus direitos. "Esta nova onda do feminismo traz com ela instantaneidade de informações disponíveis na internet. O celular é uma arma poderosa para buscar informação e isto é muito bom, mesmo que este conhecimento vá para uma fatia muito pequena pra população. Quanto mais informação e conhecimento que esta mulher tiver, mais poder ela vai ter", incentivou.

Se o início do escritório foi solitário, hoje Gabriela conta com trabalho de três advogadas e uma estagiária, além dos serviços externos de uma contadora e psicológa. Todos os cargos ocupados por mulheres. De acordo com ela, o objetivo do escritório já foi alcançado. "Eu conquistei uma equipe muito boa e a confiança das minhas clientes. Muitas mulheres saíram de relacionamentos abusivos, saíram do lugar que lhe foi imposto, e isso não é fácil. As conquistas não são minhas, são das minhas clientes, e isso é maravilhoso!", comemorou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895