Escritora relembra viagens em mais de 360 cidades pelo mundo em livro

Escritora relembra viagens em mais de 360 cidades pelo mundo em livro

"Onde está Isabel?" traz as memórias que Isabel Bohrer guardou ao longo da sua vida

Lou Cardoso

Aos 89 anos, Isabel já viajou em mais de 360 cidades em 42 países

publicidade

Depois de conhecer mais de 360 cidades em 42 países, Isabel Bohrer lança, nesta segunda-feira, o livro "Onde Está Isabel?", onde registrou a sua passagem em diversas partes do mundo através de navios, caminhões, aviões, camelos e até balão. O lançamento ocorre durante uma live, no perfil da Sala Libretos no Facebook, às 19h, com reapresentação na quarta-feira, no canal do Youtube da editora. O encontro contará ainda com as jornalistas Tania Carvalho e Cláudia Laitano. 

Isabel descobriu a paixão por viajar aos 18 anos, em 1950, quando foi para a Europa à bordo do navio Dom Pedro II. Após se formar em Sociologia pela Ufrgs e cuidar da sua família, ela retomou a prática de conhecer o mundo. Hoje, com 89 anos, ela celebra as memórias registradas neste livro. "É um privilégio estar viva para relembrar tantas expedições. Cada uma delas foi vivida de forma intensa e verdadeira. Cada lugar, cada pessoa, cada experiência revelou um pouco de uma realidade extraordinária que eu jamais poderia ter imaginado se não tivesse tido a oportunidade de conferir pessoalmente como pode ser imenso e surpreendente o planeta em que vivemos", afirmou. 

Segundo Isabel, ela não fazia turismo, pois sentia-se mais como uma exploradora de culturas e costumes. Em suas fotografias, Isabel procurava destacar os povos, os rostos, as geografias exuberantes. "É como conhecer um outro mundo e bem perto". Neste livro, Isabel aborda ainda trajetos pela União Soviética, Terras do Himalaia, Turquia, Paquistão, Iêmen, Irã, Chipre e Grécia, dentre outros.

O livro traz, ainda, o ensaio fotográfico de Marco Nedeff, intitulado “Dona Isabel'', que mostra a autora em seu recanto, onde estão reunidos seus “coletivos da memória” – como ela batizou seu acervo de recordações dos quatro cantos do mundo. Organizados em pastas, gavetas e armários em seu escritório, estão guardados milhares de negativos, slides, cartões, catálogos, DVDs, além de memorabilia como passagens, programas e ingressos de espetáculos, passaportes e objetos adquiridos em viagens.

Isabel contou que, atualmente, seus únicos registros fotográficos têm sido o entardecer de Porto Alegre. "Hoje viajo pela janela da minha casa como antes viajava pelos cantos mais remotos do mundo: sempre à espera da próxima extasiante – e irrepetível – maravilha da natureza."

“Onde está Isabel” pode ser adquirido pelo site da editora Libretos ou pelos telefones (51) 99355-4456 / 99388-0224 ou ainda na PocketStore (rua Félix da Cunha, 1167, em Porto Alegre). Toda a renda será revertida para a Casa de Apoio Madre Ana, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, local que acolhe pacientes e familiares de baixa renda, vindos do interior do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil para tratamento médico na Santa Casa.  


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895