Especialista compartilha dicas para reorganizar o guarda-roupa para próximas estações

Especialista compartilha dicas para reorganizar o guarda-roupa para próximas estações

Confira indicações para acabar com mofo e traças nas roupas de inverno

Lou Cardoso

Com o fim do inverno, reorganizar as roupas é imprescindível.

publicidade

O inverno é marcado por muito frio e camadas e mais camadas de roupas. Os casacos de baixo, junto com as jaquetas fazem com que os dias gelados se tornem um pouco mais quentes. No entanto, não é apenas no corpo que os vestuários se fazem presentes, nos armários e guarda-roupas eles também ocupam muito espaço.

Com o fim do inverno e a chegada da primavera, reorganizar as roupas é imprescindível. O que aflige a muitos é sobre a maneira correta de guardar as peças, visto que a primavera e o verão são marcados por dias quentes e extremamente úmidos, favorecendo a criação de mofos e traças.

Riscos à saúde

Os mofos se inalados, podem gerar riscos à saúde. As traças, por outro lado, não representam nenhum risco ao bem estar das pessoas, mas podem danificar materiais, principalmente roupas e livros. Segundo a docente do curso de moda da Faculdade Senac Porto Alegre, Luciene Machado, lavar e passar as roupas de inverno antes de guardar é uma maneira para nunca mais se preocupe com mofo e traças.

A especialista também indica guardar as peças pequenas - como: cardigã, suéter, calça, luva, gorro em sacos a vácuo (spacebags), ou caixas organizadoras, ou sacos de TNT, após lavar e passar. Luciene também aponta que endurar casacos de lã e couro em cabides para não amassar ou deformar e colocar uma capa de TNT por cima para proteger da poeira e deixar a peça respirar, após lavagem a seco.

"Peças de couro recebem maior atenção, devem estar limpas, podendo passar produto hidratante de couro para melhor conservação e colocar uma capa de TNT por cima. Uma vez por mês, retirar do armário e deixar arejando em lugar seco ou no sol", contou.

Edredons e cobertores também devem estar lavados e bem secos antes de guardar em caixas organizadoras ou sacos a vácuo para diminuir seu volume no armário, indicou Luciene. "Limpar o armário com vinagre de álcool em um pano antes de guardar as peças. O armário não pode estar lotado, pois não deixa espaço para o ar circular, e sem a circulação auxilia na formação de mofo", disse. E, para finalizar, ela também comenta que usar um desumidificador de armários evita a umidade que provoca mofo, vendido em mercados. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895