Exposição celebra os 70 anos do biquíni

Exposição celebra os 70 anos do biquíni

publicidade

Foto: Claudia Guimaraes / Divulgação / CP


• Por Adriana Androvandi 

Para quem curte moda e comportamento e for ao Rio de Janeiro, vale visitar a exposição Yes! Nós Temos Biquíni, em cartaz até o dia 10 de julho no Centro Cultural Banco do Brasil. Com curadoria de Lilian Pacce, a mostra faz um passeio pela evolução das peças de banho, desde a época em que cobriam praticamente todo o corpo, no século XIX, até a versão em duas peças, em diferentes cortes e modelos mais recentes. O resgate de trajes indígenas e sua importância como influência recebem um espaço louvável.

O percurso começa com uma explicação sobre a criação do designer francês Louis Réard, que resolveu diminuir a calcinha e, desta forma, revelar o umbigo da mulher – o que na época foi causa de espanto. Réard queria que sua ideia fosse tão explosiva quanto os primeiros testes nucleares no atol de Bikini, local que serviu de nome ao produto.

Apesar da criação francesa, a exposição destaca as praias brasileiras como lugares para o surgimento e confirmação de tendências não só da moda, como também de comportamento, especialmente para as mulheres. Não é à toa, portanto, que a fotografia de Leila Diniz grávida, com a barriga à mostra, em uma praia integra a seleção.

Uma linha do tempo mostra a evolução do traje, com cerca de 120 obras, entre looks icônicos e históricos de moda praia, fotografias, pinturas, esculturas, vídeos, ilustrações, instalações e editoriais de revistas. A cenografia é assinada por Pier Balestrieri. A coordenação geral e produção executiva é da Com Tato Agência Sociocriativa.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895