Fashion Revolution realiza curso sobre moda e sustentabilidade em Porto Alegre

Fashion Revolution realiza curso sobre moda e sustentabilidade em Porto Alegre

publicidade

copy

O caminho da sustentabilidade na moda é inevitável e necessário para o mundo. Os cuidados com o meio ambiente vêm se tornando cada vez mais discutidos, mas será que realmente estão sendo colocados em prática na indústria? Para aprofundar o conhecimento sobre o tema, as representantes do movimento Fashion Revolution no Brasil, Fernanda Simon e Eloísa Artuso, ministram curso Moda e Sustentabilidade: Um Panorama Completo em Porto Alegre, no próximo sábado (29), a partir das 10h, no TransLAB (rua Professor Duplan, 146, Rio Branco).

É a primeira vez que o curso será realizado fora de São Paulo. De acordo com as meninas, no workshop será abordado as várias etapas do ciclo de um produto. "Daremos um panorama geral sobre os processo de criação e produção que inclui desde a origem das matérias-primas e comparações entre elas, passando por processos de manufatura e o papel do designer dentro dessa cadeia até a comunicação com consumidores, consumo consciente e novos olhares sobre os negócios de moda", afirmou Fernanda Simon.

Entender onde produto começa e termina

O curso irá abordar o que acontece no Brasil e no mundo em temas como Design para Sustentabilidade, Comunicação e Consumo Consciente, Tecnologia para um Futuro Sustentável, Têxteis e Sustentabilidade: Tradição e Inovação e Moda Ética; e Novos Modelos de Negócios. Os assuntos são essências para esta "revolução na moda" que a dupla apoia.

"A primeira coisa que a sustentabilidade traz para a moda é um olhar holístico. Precisamos entender onde o produto começa e onde ele termina (se é que termina), por quais processos ele passa (fiação, tecelagem, beneficiamentos, tingimento, confecção, consumo, descarte) para analisarmos os verdadeiros impactos que ele pode causar nas pessoas ou no ambiente ao longo de toda sua trajetória", disse Fernanda.

"Negócios de moda conscientes exigem um entendimento sistêmico que possibilite lidar com as diferentes etapas de maneira responsável e assim serem capazes de mitigar os impactos negativos, ou melhor, de criar impactos positivos através da criação de produtos que respeitem o planeta", declarou.

Novas marcas adotam a sustentabilidade

Segundo Eloísa, a indústria da moda convencional ainda caminha lentamente em direção à sustentabilidade, apesar da grande vontade de mudança por parte das empresas, pouco tem se feito na prática. "Ela precisa ser trabalhada de maneira sistêmica, como por exemplo, mudar a conduta com relação a origem de seus materiais e produtos, reforçar a ética nas relações de trabalho em toda a cadeia de fornecimento e inclusive a própria cultura interna, isso tudo exige uma completa transformação de mentalidade por parte de todos os envolvidos", apontou.

Entretanto, as marcas que estão entrando recentemente no mercado, já tem adotado esta nova forma de produção. "Por outro lado, muitas marcas mais jovens e independentes já trazem questões de sustentabilidade como filosofia de seus negócios e esse número tem crescido bastante nos últimos anos."

Inscrições

Interessada? Quer revolucionar o mundo da moda também? Então te inscreve no curso no link do Cinese. E para saber mais informações, pode mandar e-mail para contato@unmodasustentavel.com Corre que as vagas são limitadas, está bem?

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895